No evento anual Kenshiki da Toyota Motor Europe (TME), que decorreu na semana passada, uma equipa de executivos globais e europeus partilharam os últimos desenvolvimentos, a visão e a estratégia para a tecnologia, bem como novidades em termos de produtos e serviços.

Kenshiki significa conhecimento e introspeção em japonês e a edição deste ano, para um público de mais de 250 órgãos de comunicação social, focou-se na neutralidade carbónica e na transformação da TME numa empresa de mobilidade.

A Toyota Motor Europe anunciou o compromisso de atingir total neutralidade carbónica na Europa até 2040. Baseado no compromisso assumido no ano passado – alcançar os 100% de redução de CO₂ em todos os veículos novos na UE, Reino Unido e EFTA até 2035 – o caminho da TME foi resumido por Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe,

“Falando globalmente, há duas áreas de foco principais: a primeira é a neutralidade de carbono e como a pretendemos alcançar nas diferentes áreas de negócio, e a segunda, a nossa transição de fabricante de automóveis para fornecermos serviços de mobilidade, que são o futuro da mobilidade.”

Marvin Cooke, Vice-Presidente Executivo de produção da Toyota Motor Europe, destacou o objetivo de tornar todas as fábricas globais europeias neutras em carbono até 2030. Nesta área, a abordagem da empresa é multifacetada, através da redução do consumo de energia sempre que possível, trocando para energia verde e implementando inúmeras inovações kaizen que reduzem o CO₂ ou que o eliminam totalmente.

“Na nossa fábrica de motores em Deeside, no Reino Unido, instalámos uma área de painéis solares equivalente a 10 campos de futebol e reciclamos mais de 90% dos resíduos para gerar energia verde. Esperamos ser neutros em carbono já em 2025. O caminho para atingir o objetivo de 2040, que inclui atividades fora do controlo direto da TME, como o abastecimento e a logística externos, é um desafio muito maior, que iremos alcançar em estreita colaboração com os nossos parceiros e fornecedores.”