Todos os anos os profissionais do sector logístico deparam-se com desafios que, por vezes, são aqueles que se repetem ano após ano, mas existem sempre “surpresas” que nunca estamos a contar. 

Este ano falou-se já muito na crise na cadeia de abastecimentos devido à guerra da Ucrânia. Entretanto, face ao aumento da inflação e taxas de juros, os fretes marítimos têm vindo a sofrer alterações. Estes factores têm vindo a atingir directamente a programação dos navios, atualização constante de valores, de transit-times, de disponibilidade de espaço em navio, etc. E isso representa para as equipas de vendas, novos excel, PDF’s e pesquisas para atualizar as ofertas e soluções disponíveis para cada cliente.

E é aqui que vem um problema que é transversal a todos. A quem nunca aconteceu enviar uma cotação a um cliente e depois reparar que faltou algum valor e/ou taxa? Ou, por exemplo, utilizarem o contrato errado para determinado cliente? Ou não incluíram os termos e condições da contratação?

Estes erros por vezes podem representar centenas de Euros perdidos. São falhas humanas que acontecem pelo excesso de trabalho manual, e, que, podem ser facilmente evitadas através da digitalização.

E com essa necessidade, cada vez mais, os transitários procuram ferramentas para o seu procurement, transversais às suas equipas, onde a informação possa ser partilhada sem erros e facilmente atualizada. Essas ferramentas, que são maioritariamente digitais, permitem que sejamos mais eficazes, mais rápidos e não percamos tempo em pesquisas online, em várias páginas Web e pesquisa em emails e contratos internos já existentes.

Estes pequenos avanços otimizam os processos internos e têm como resultado uma experiência de cliente muito mais clean, mais simplificada e com informação detalhada e sem erros.

Esta necessidade tanto existe para transporte marítimo, como aéreo ou terrestre/ferroviário. 

E da necessidade surgem soluções e a urgência para a digitalização, neste caso, do procurement dos transitários. Tal, irá permitir uma maior transparência e uma comunicação facilitada entre equipas. Reduz o tempo de resposta, permite visualizar diversas soluções em um só clique e melhora a experiência do cliente.

Existe ainda muita resistência no meio, mas cada vez mais os transitários começam a olhar para os avanços tecnológicos como um must have. Trata-se de um investimento que garante ganhos imediatos.

É fundamental darmos este passo, fazer este investimento para sermos mais competitivos, mais digitais, mais rápidos no nosso tempo de resposta, o que irá permitir-nos ganhar tempo e melhorar a nossa relação com o cliente. 

Sara Vera-Cruz Quintas, Customer Success | Cargofive

Nota: A autora escreve segundo a grafia anterior ao novo Acordo Ortográfico.