A Daimler Truck está a seguir uma política de externalização para reduzir os custos face à inflação e a uma “cadeia de abastecimento que de alguma forma está quebrada”, disse a empresa.

Na apresentação dos seus resultados financeiros, a Daimler Truck afirmou ter reestruturado as operações em São Bernardo, Brasil, prescindindo no total de 3.600 trabalhadores e externalizando o seu trabalho – produção de eixos e transmissões, logística e serviços de manutenção – para outras empresas, nomeadamente locais. Inaugurada em 1956, a fábrica de São Bernardo é a maior fora da Alemanha, monta camiões, mas também fabrica motores e chassis de autocarros.

Além disso, a empresa aumentou os preços e relocalizou uma unidade de produção de carroçarias de autocarros da Alemanha para a República Checa, uma mudança que irá poupar à fabricante 100 milhões de euros anualmente.

A empresa afirmou ainda estar a enfrentar custos materiais mais elevados, impactos da flutuação da taxa de câmbio, aumento de custos com ineficiências devido a estrangulamentos na cadeia de abastecimento, inflação, custos dos seus programas de otimização de pessoal, e despesas relacionadas com a sua rotação. Vale a pena relembrar que a Daimler Truck tornou-se independente da Daimler AG, agora Mercedes-Benz Group AG, em Novembro de 2021.

A empresa também sentiu os impactos da guerra na Ucrânia, uma vez que os combustíveis fósseis e as matérias-primas tornaram-se significativamente mais escassos. Além disso, as unidades à espera de peças finais significaram que a empresa viu os inventários mais elevados pesarem nas receitas em algumas regiões, com níveis de stocks particularmente elevados na Ásia. Ainda assim, a procura e o número de encomendas aumentou em todas as regiões.

Jochen Goetz, CFO da Daimler Truck, disse aos investidores que “as restrições de fornecimento de semicondutores e os fretes ainda pesam e estão a estrangular o desenvolvimento das vendas… Está a melhorar nos chips, mas continua a ser um problema. No geral, a cadeia de abastecimento está de alguma forma quebrada. A cadeia de abastecimento determinará, no final, a dimensão do mercado… [Após a pandemia], o mercado recuperou significativamente e a procura manteve-se elevada. Agora alguns dos fornecedores, especialmente os de média e pequena dimensão, não são capazes de responder tão depressa quanto precisamos”. Goetz explicou que a Daimler Truck estava a enfrentar uma escassez não só de chips mas de tudo, incluindo peças elétricas, pneus e, por vezes, porcas e parafusos.

A empresa relatou receitas trimestrais de 13,5 mil milhões de euros e ganhos antes de impostos de 1,06 mil milhões de euros, contra 9,16 mil milhões de euros e 375 milhões de euros para o mesmo período em 2021. Olhando para o futuro, a fabricante acredita que não terá paragens de produção e que aumentará significativamente as vendas unitárias no quarto trimestre, em comparação com os trimestres anteriores.