Já começam a sentir-se as alturas de pico na distribuição. Os consumidores antecipam as suas compras de Natal e aproveitam as promoções da Black Friday e da Cyber Monday, que têm tido uma adesão cada vez maior no mercado português, e feito crescer o comércio eletrónico. Deste modo, não só as empresas retalhistas veem um grande incremento de atividade nesta altura do ano, mas também as de entregas de encomendas sentem este aumento.
De acordo com os dados do Observador Cetelem, relativamente ao consumo de Natal em 2021, aproximadamente 34% dos portugueses antecipam as compras de Natal na Black Friday e na Cyber Monday, tornando a logística cada vez mais importante neste processo.
Deste modo, a GLS Portugal, um dos principais fornecedores de Portugal no segmento de encomendas e entregas expresso, partilhou 5 dicas para preparar o seu e-commerce para esta época, e otimizar a sua logística por antecipação:
1. Garantir capacidade suficiente para lidar com os envios
O primeiro passo para o sucesso e para não ficar sobrecarregado com o aumento de pedidos é antecipá-los, garantindo assim uma gestão adequada dos mesmos. Para tal, deve ter em conta as necessidades específicas do seu negócio e estabelecer parcerias de logística de sucesso.
Delegar este trabalho a um parceiro de confiança deixa-o com mais tempo para se dedicar ao seu negócio, com a segurança de que está a oferecer um serviço de entregas confiável e de qualidade, permitindo-lhe não só economizar custos, como garantir a satisfação dos seus clientes.
2. Realizar envios flexíveis
Um dos principais motivos de queixa relativamente a encomendas, segundo dados divulgados pelo Portal da Queixa em outubro de 2022, diz precisamente respeito ao atraso das encomendas, representando cerca de 27% das reclamações. Para evitar estes contratempos é importante que possa oferecer aos seus clientes um serviço de entregas que lhes permite decidir onde e quando pretendem receber a sua encomenda.
Para tal, deve ter ao seu lado uma empresa de logística, que lhe permite adaptar as entregas em função das necessidades dos seus clientes. Que disponibilize múltiplas e flexíveis soluções de entrega, opções de seleção de morada, entrega na vasta rede de Parcel Shops, e escolha do horário e dia para receção da encomenda. Não há dúvida que a experiência de entrega/receção da encomenda vai ditar, de certa forma, a perceção com que o seu cliente fica da sua marca. Desta forma, é importante que garanta que estabelece parcerias com uma empresa de logística de confiança. Tudo para assegurar a máxima satisfação dos seus clientes.
3. Facilitar as devoluções
É habitual em qualquer atividade de e-commerce que os clientes queiram proceder à devolução do seu produto. Desta forma, pode ser vital para o seu negócio integrar sistemas que facilitam a devolução dos produtos, pois se o processo de devolução é fácil e transparente para o cliente este vai ter maior confiança no momento da compra.
4. Automatizar os processos de envio
A automatização dos processos é fulcral para otimizar ao máximo os tempos de preparação e entrega dos pedidos dos seus clientes, nesta que é uma quadra em que as vendas disparam. Escolha um parceiro logístico que lhe garanta apoio na resolução destas questões, e que o apoie na digitalização da sua empresa, colocando à sua disposição integrações personalizadas que lhe permitirão ter um maior controlo sobre a gestão dos seus envios, como, por exemplo, aplicativos, através dos quais o destinatário pode acompanhar as suas encomendas em tempo real e interagir até ao momento da entrega para modificar o horário e local escolhido, ou adicionar instruções adicionais ao entregador.
5. Controlar o stock e os procedimentos de embalamento
É fundamental que conheça o stock real da sua mercadoria em cada momento, o que o ajudará a não perder o controlo perante um aumento de vendas inesperado. Com um parceiro saberá a cada momento a disponibilidade de produto para tomar as decisões certas, com base nas suas necessidades e nas exigências dos seus clientes. Além disso, com um parceiro com serviços de picking e embalagem, pode esquecer os rigorosos processos de receção, preparação, rotulagem e embalagem, sabendo que o seu produto está em boas mãos e que as embalagens estarão sempre adaptadas ao tamanho, tipo de mercadoria e destino.