A Queijos Santiago fará um investimento global de um milhão de euros tendo em vista um futuro mais sustentável com a instalação de painéis fotovoltaicos nas suas instalações (unidades de produção e centro logístico) no âmbito do programa “Saber Proteger”. 

João Santiago, CEO da Queijos Santiago, explica que “a sustentabilidade é prioridade na gestão e funcionamento da Queijos Santiago, tanto a nível de produtos como de procedimentos internos, tendo como preocupação a diminuição do desperdício e conservação do nosso planeta. Neste sentido e no âmbito dos compromissos e metas ambientais que temos vindo a estabelecer, surge o programa “Saber Proteger – Cuidamos hoje para saborear amanhã” “.

O primeiro investimento terá lugar na unidade fabril de Montemuro com uma área de cobertura de 2.785 m2 e painéis de 580 KWp, o que permitirá produzir energia limpa e renovável como ainda reduzir a pegada de carbono em 300 toneladas ao ano, o que equivale ao consumo de energia de 250 famílias. Posteriormente, serão instalados painéis fotovoltaicos nas restantes unidades fabris da marca e no Centro Logístico. Segundo a queijeira portuguesa, a sua empresa tornou-se das “mais sustentáveis do seu setor, reforçando a preocupação com o bem-estar dos consumidores e a qualidade dos seus produtos, quer a nível de matérias primas e sabor, onde é líder, como a nível económico, sustentável e global”.

A definição e implementação do projeto ficou a cargo da Átomo Capital Partners, um dos principais players de soluções renováveis e sustentabilidade em Portugal. De acordo com Miguel Subtil, o Managing Director da Átomo Capital Partners, “este compromisso com a sustentabilidade de empresas como a Queijos Santiago será fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Este é o tipo de projetos que vale a pena apoiar e ajudar a tornar realidade.”