A Bolloré Soluções Logísticas (BSL), divisão da Bolloré Logistics especializada em logística de contratos, inaugurou na semana passada, no aeroporto de Estrasburgo, o seu primeiro centro logístico dedicado à indústria farmacêutica.

Localizada no coração do Skyparc, o parque empresarial do aeroporto de Estrasburgo, perto das instalações aeroportuárias, de operadores de carga, companhias aéreas, alfândegas e forças policiais, esta nova plataforma tornará as operações mais fluidas, oferecendo ao mesmo tempo uma excelente ligação à rede rodoviária.

O centro logístico é composto por duas células de 5.000 m² cada, com temperatura controlada, +2°/+8°C, +15°/+25°C e -20°C reservados para operações de armazenamento e logística, incluindo o processamento de fluxos de exportação por via aérea e marítima. Dois farmacêuticos estão permanentemente presentes no local para garantir o processamento das operações em conformidade com o código de saúde pública e as boas práticas de distribuição e fabrico.

A certificação ISO 13485 para dispositivos médicos foi atribuída em setembro passado e a nova plataforma logística está em conformidade com a certificação internacional TAPA FSR B, um critério de excelência em matéria de segurança e proteção da carga para obter a aprovação do Agente de Navegação Autorizado (ASA) e durante a sua construção, o projeto obteve também a certificação BREEAM® Very Good pelo seu elevado nível de desempenho ambiental.

“Estamos orgulhosos de ter podido investir nesta plataforma farmacêutica, que é agora a maior da nossa rede. A nossa ambição para a BSL é a de continuar os nossos investimentos na Europa com a criação de outros centros logísticos que nos permitam apoiar todos os nossos clientes, independentemente do seu setor de atividade, na reorganização da sua cadeia de abastecimento”, sublinha o novo diretor-geral da Bolloré Soluções Logísticas, Laurent Foloppe, que se juntou à equipa em julho.

“A utilização eficiente e sustentável dos terrenos disponíveis é uma prioridade para o aeroporto de Estrasburgo. O novo centro logístico dedicado à indústria farmacêutica da Bolloré posiciona o aeroporto de Estrasburgo mais do que nunca no centro do desenvolvimento económico da região”, sublinhou Renaud Paubelle, presidente do conselho de administração do aeroporto de Estrasburgo.

De salientar que graças à mobilização dos envolvidos, todo o projeto levou apenas nove meses a ser concluído.