Portugal vai voltar a ter, no início de 2023, um comboio de mercadorias para Estugarda, no centro da Alemanha. Depois de dois adiamentos, a Medway recupera a ligação ferroviária que há 10 anos servia a Autoeuropa. O comboio vai chamar-se Vasco da Gama, segundo avança o jornal económico ECO.
Segundo explicou o presidente do conselho de administração da Medway, Carlos Vasconcelos, à mesma fonte, “a pandemia e o seu reflexo na economia, sobretudo, na logística, aconselhou-nos a suspender o projeto e a aguardar pelo regresso à normalidade. Apesar dos condicionalismos atuais decorrentes da guerra na Ucrânia e dos consequentes impactos nos custos da energia, inflação e previsível recessão na economia europeia, consideramos haver condições para lançarmos o projeto no primeiro trimestre de 2023“.
A empresa portuguesa vai ficar responsável pelo transporte de toda a carga até Irún, junto à fronteira com França e a partir daí a operação será garantida por outro parceiro. Além de ligar à Alemanha, o comboio Vasco da Gama pode servir também o Norte de França, a Bélgica e os Países Baixos. O aumento do preço dos combustíveis, a falta de motoristas e as preocupações ambientais reforçam esta aposta na ferrovia, já que segundo os especialistas o transporte ferroviário polui menos 70% do que o transporte de mercadorias por rodovia.