Quando a Airbus Atlantic em 2020 comprou o terreno em que viria a avançar com a construção da sua fábrica, em Santo Tirso, adquiriu o dobro do espaço de que iria necessitar, estando já a contar com uma possível expansão. O CEO da empresa, Cédric Gautier, confirmou essa possibilidade durante uma conference call e afirma estar “muito confiante que vamos voltar a investir”.

Embora a decisão final só esteja formalizada até ao final do próximo ano, a intenção de uma possibilidade de crescimento deixa já uma esperança no setor em Portugal. No entanto, o CEO não esconde que também se encontram a estudar outras regiões, e que “vamos certamente precisar de investimento adicional. A questão é onde? Faremos um pouco por todo o lado, mas mais especificamente no lugar onde for mais interessante”.

Sobre a expansão em Portugal, destaca que “durante o próximo ano vamos tomar decisões sobre os novos investimentos e a Airbus Atlantic Portugal é um bom candidato. Já estávamos a antecipar isto, porque a terra que comprámos há dois anos corresponde à duplicação do investimento atual”.

Ao nível da logística, o CEO destaca que “é algo cada vez mais importante, tendo em conta o contexto global. Portugal está muito bem localizado, perto de infraestruturas de transporte-chave, por estrada, mar e ar. E também perto da atual rota logística da Airbus Atlantic” e, como tal, “há uma clara sinergia”.

Em avançando a expansão, Portugal não seria um caso único, pois noutros países em que a Airbus Atlantic está presente já foram feitas expansões deste género, como aponta Cédric Gautier: “a minha experiência dos nossos investimentos em Marrocos, na Tunísia e no Canadá é que eles foram, pelo menos, duplicados ou até mais, face ao inicialmente previsto”.

Apesar de já se encontrar a funcionar desde 2020, a inauguração da fábrica de componentes aeronáuticas para as famílias A320 e A350 foi adiada para a passada quarta-feira, dia 14. Depois de concluídas, as instalações ocuparão 20.000 metros quadrados, e o investimento feito rondou os 40 milhões de euros.