De acordo com os dados apontados pela APICCAPS, Portugal exportou 40 milhões de pares de calçado no primeiro semestre do ano, no valor de 957 milhões de euros. Durante o mesmo período, importou 309 milhões, deixando a balança comercial positiva para o país, num valor de 648 milhões de euros.

Apesar dos problemas que têm vindo a ser apontados para o setor, face ao ano anterior, as exportações portuguesas de calçado aumentaram 22% em quantidade, e 27,5% em valor, o melhor desempenho de sempre do calçado português nos mercados externos, chegando a ultrapassar o máximo histórico de 2017. Face ao ano anterior à pandemia, as exportações portuguesas de calçado estão a crescer 12,2%.

Mais de 95% da produção de calçado entre janeiro e junho foi exportada para 170 países, nos cinco continentes. Na Europa, o crescimento ascende a 26,2%, destacando-se a Alemanha (17%, para 218 milhões de euros), França (mais 31% para 185 milhões de euros) e Países Baixos (mais 31,2% para 146 milhões de euros). Outro caso destacado foi o do Reino Unido, que apresentou um crescimento de 34% para 55 milhões de euros.

No caso dos mercados extracomunitários, a APICCAPS aponta ser o maior destaque em termos de resultados, com os EUA a crescer em 66%, para os 55 milhões de euros, o Canadá (32% para 13 milhões de euros) e Japão (45% para 5 milhões de euros).

“Acreditamos que 2022 será um ano de forte afirmação do calçado português nos mercados externos”, apontou o presidente da APICCAPS, Luís Onofre. “Os dados do primeiro semestre de 2022 confirmam que o calçado português fez, durante a pandemia, os trabalhos de casa e por isso está a ganhar terreno aos seus concorrentes mais diretos”, reforça.