A UPS mantém o seu primeiro lugar como a marca logística mais valiosa do mundo, crescendo 28% e alcançando os 38,5 mil milhões de dólares, de acordo a consultora de avaliação de marcas Brand Finance.

A Brand Finance todos os anos testa 5.000 das maiores marcas do mundo e publica cerca de 100 relatórios, classificando marcas em todos os setores e países. As 25 marcas de logística mais valiosas e fortes do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Logistics 25.

Segundo esta empresa, o valor da empresa UPS cresceu mais de um quarto ao longo do ano e apesar das interrupções vividas na cadeia de abastecimento a procura pelos seus serviços apenas aumentou. Facto que pode ser comprovado, em parte, pela sua contribuição ativa na campanha de vacinação contra a COVID-19 em 110 países, entregando diversas remessas e equipamentos médicos ao redor do mundo.

Não obstante, a marca cresceu também devido às suas aquisições, já que em 2021 a UPS adquiriu a Roadie, uma nova plataforma de entregas que oferece no mesmo dia da encomenda a entrega nos Estados Unidos. A empresa também tem investido na transformação digital, tendo um centro de inovação em Singapura que funciona como centro de pesquisa e desenvolvimento na região APAC.

David Haigh, o presidente e CEO da Brand Finance, declara que “o setor de logística transformou-se durante a pandemia para acompanhar as exigências dos clientes, em constante mudança. Com novas parcerias e aquisições em geral, o setor alcançou grande desempenho e crescimento do valor de marca”, reforçando o facto de o setor de logística estar a renascer após as restrições induzidas pela pandemia com as novas inovações tecnológicas.

O crescimento da Delivery Hero e da Just Eat Takeaway

A Delivery Hero (marca que cresceu para 53% alcançando os 5,8 mil milhões de dólares) está a deixar a sua marca em todo o mundo com aquisições e participações importantes nos mais variados negócios: Hugo (uma fintech salvadorenha e uma APP de entregas), Hungry (uma aplicação dinamarquesa de entrega de alimentos) e a Glovo. A integração de cada um destes serviços desempenhou um papel fundamental no valor global da marca, que beneficia da integração local em diversos mercados.

De forma similar, a Just Eat Takeaway.com (que alcançou os 4,5 mil milhões de dólares) assinou várias parcerias estratégicas internacionais para aumentar a escala da sua marca. Após a fusão da Just Eat com a Takeaway.com, a marca fez investimentos significativos para aumentar a sua posição e conseguiu aumentar os seus pedidos em seis vezes. A marca também espera fortalecer ainda mais a sua posição por meio da sua rede que agora se encontra mais ampla.

 BSNF e Canadian National perdem valor

A BNSF (valor de marca que caiu 9%, passando para os 6,9 mil milhões de dólares) e a Canadian National Railway (valor de marca que caiu 5%, para 3,9 mil milhões de dólares) caíram no valor de marca este ano, devido às restrições de viagens em todo o mundo, que fizeram com que as empresas ferroviárias perdessem o seu lucro com passagens. À medida que as restrições diminuem, os passageiros demonstram preferência por viagens particulares, reduzindo as expectativas futuras do valor da marca.

JD Logistics inova no setor de supply chain com foco ESG

O fornecedor chinês JD Logistics é um novo participante no ranking Brand Finance Logistics 25, avaliado em 4,1 mil milhões de dólares, tornando-se a 18.ª marca de logística mais valiosa. A marca adquiriu recentemente a Deppon Express, prestadora de serviços de transporte e gestão de armazéns no mercado chinês, para aumentar sua rede logística e infraestrutura.

Apesar das graves disrupções na cadeia de abastecimento durante a pandemia, a marca anunciou seu IPO em 2021, investindo em investigação e tecnologia de ponta para lançar uma oferta de serviços de entrega automatizada em cidades selecionadas da China. A JD Logistics realiza entregas em áreas rurais usando novas tecnologias, como camiões autónomos e drones aéreos.

Além disso, também está a concentrar-se em projetos ESG, como o estabelecimento do primeiro parque industrial de logística neutra em carbono da China, que visa fornecer operações neutras em carbono, reduzindo o consumo de energia e tornando a cadeia de abastecimento mais sustentável, recorrendo a armazenamento verde, embalagens reutilizáveis ​​e uso de fontes de energia renovável. Fatores que são cada vez mais importantes à medida que os clientes empresariais exigem um maior controlo e gestão das emissões de carbono em toda a sua cadeia de abastecimento.

Pode consultar o Brand Finance Logistics 25 com mais detalhe AQUI.