A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, conquistou o primeiro lugar do ranking Supply Chain Top 25: Europe Top 15 da Gartner, mantendo a sua posição pelo terceiro ano consecutivo.

Esta recente distinção segue-se ao anúncio, em junho, de que a empresa tinha ficado classificada no segundo lugar no ranking global da Gartner, e reconhece as melhores práticas das Top 15 empresas de cadeias de abastecimento da Europa em 2022, em conjunto com o The Gartner Supply Chain Global Top 25 for 2022.

“Consideramos que esta nova distinção da Gartner e dos nossos pares é particularmente significativa dada a grande volatilidade e agitação no ambiente que as cadeias de abastecimento enfrentaram no último ano,” afirmou Stéphane Poittevin, Senior Vice President Global Supply Chain Europe da Schneider Electric. “O nosso compromisso para com os nossos clientes e o planeta obriga-nos a continuar a investir na nossa cadeia de abastecimento para conseguir maior resiliência e sustentabilidade.”

A sustentabilidade está no centro do propósito e da missão da Schneider Electric e é o primeiro pilar da sua estratégia para a cadeia de abastecimento, o programa STRIVE (Sustainable, Trusted, Resilient, Intelligent, Velocity and Efficiency – ou Sustentável, Fiável, Resiliente, Inteligente, Veloz e Eficiente, em português). Agora no seu segundo ano, a empresa acelerou a transformação no sentido de tornar a sua cadeia de abastecimento mais ágil, inovadora e centrada no planeta e no cliente.

Também este ano, a Schneider Electric foi reconhecida pela Gartner nos Power of the Profession™ Supply Chain Awards, na categoria de Processo ou Inovação Tecnológica do Ano, pela sua plataforma de cadeia de abastecimento “auto-regenerável” impulsionada pelo machine learning adaptativo. A plataforma da empresa otimiza em tempo real, e através do machine learning, parâmetros relacionados com o desempenho, como a quantidade de stocks de segurança, as quantidades mínimas de encomendas e os prazos de entrega, o que resultou numa poupança de mais de 100 milhões de euros.

Anteriormente, a fábrica Le Vaudreuil da Schneider Electric em França também fora reconhecida pelo Fórum Económico Mundial como uma “Sustainability Lighthouse”. É uma de apenas seis fábricas a nível global com esta distinção, e a segunda da empresa.