Os pneus Continental, que contêm poliéster fabricado a partir de garrafas PET recicladas, e que estão a ser produzidos na Continental Mabor, em Famalicão, já se encontram disponíveis no mercado nacional, a partir da rede de agentes ContiService.
A Continental desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril deste ano. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6.
Foi em setembro de 2021, que a Continental apresentou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex que utiliza fio de poliéster, desenvolvido a partir de garrafas PET usadas sem nenhuma etapa química intermediária e não reciclada de nenhuma outra forma. Esta tecnologia é muito mais eficiente do que outros métodos-padrão, segundo a empresa. As garrafas utilizadas provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem.
Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.
Para produzir um jogo de pneus padrão são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.
Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex são 100% produzidos em Portugal, na fábrica de pneus da Continental em Lousado, Famalicão.
O fio poliéster feito de PET é usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.
Até 2050, a Continental quer produzir todos os pneus com materiais 100% sustentáveis.