A Sociedade da Água de Monchique ocupa o 2.º lugar no pódio das águas mais vendidas em Portugal. No entanto, para chegar a esta posição foi necessário fazer algumas transformações na empresa, implementando para isso, em conjunto com a Sysdev Mobile Computing, o sistema Syslog, uma solução de gestão de armazéns para terminais portáteis, ligado online e em tempo real com o seu ERP.

Graças à implementação do sistema Syslog da Sysdev Mobile Computing foi possível redefinir toda a operação logística da Sociedade da Água de Monchique, criando um sistema automático em que o operador do empilhador não tem mais nenhuma função além de carregar o camião. Aliás, este sistema permite verificar automaticamente todas as paletes que entram, ou seja, no cais o televisor pica de forma automática a palete, de modo a fazer a sua rastreabilidade e garantir que não há nenhuma troca de produtos nas encomendas. Posteriormente, este código de barras dá informação ao sistema informático que vai verificar se a palete corresponde à encomenda indicada.

É de referir que antigamente o sistema tinha uma movimentação de cargas de 34 movimentos por dia sendo que mais que duplicou essa capacidade para 84 movimentos com este novo método de trabalho. Ao nível do tempo médio de carga, este estendia-se até 75 minutos, diminuindo drasticamente para 35 minutos. Não menos importante para a Água de Monchique é que desde que foi implementada esta solução, as reclamações são inexistentes relativamente a cargas trocadas. Além de garantir que não há enganos nas encomendas, o sistema assegura a rastreabilidade do produto, o FIFO das paletes e a rapidez com que agora o camionista chega e saí das instalações logísticas.

Desta forma a implementação do sistema Syslog – Easy Logistics foi uma mais valia para a Sociedade da Água de Monchique ao nível de todo o seu processo logístico, pois o procedimento tornou-se mais fluído, duplicou-se a sua eficácia, sendo muito mais produtivo a nível de rentabilização, além de ter permitido à empresa reduzir o tempo de horas ao nível das cargas, já que agora, por turno, passaram a carregar mais veículos.

Sobre esta implementação, Hugo Amorim, diretor industrial e de operações da Sociedade da Água de Monchique salienta que “ajudou-nos a crescer, ajudou-nos a consolidar o mercado e neste momento a Monchique é uma referência. E vamos continuar a crescer, porque o nosso objetivo é chegar ao 1.º lugar e nós somos ambiciosos para isso”, garante.