A APDL celebrou um acordo de colaboração no dia 3 de agosto com o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), passando a integrar a Zona Livre Tecnológica (ZTL) de Matosinhos. 

O acordo de colaboração entre a APDL e o CEiiA irá permitir que se utilize a zona do Porto de Leixões para a realização de testes de novas tecnologias, serviços, produtos ou soluções inovadoras consideradas importantes.

A iniciativa beneficiará a atividade do Porto de Leixões mas também o próprio mercado, já que se perceberá a viabilidade de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores que poderão acelerar a transição para a neutralidade carbónica, beneficiando o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a sustentabilidade da atividade portuária e do município do Matosinhos.

De acordo com Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL, “este é mais um passo rumo à neutralidade carbónica e digitalização do Porto de Leixões, posicionando esta infraestrutura enquanto plataforma para a testagem e desenvolvimento de novas tecnologias para o país”.

Vale a pena referir que foi em 2019 que o CEiiA introduziu em Portugal o conceito de “Zona Livre Tecnológica – ZLT”, tendo sido já realizados vários testes na ZLT de Matosinhos, na área da mobilidade, conetividade e sustentabilidade, tanto em espaços públicos como em privados.