Um estudo da Small Business Prices colocou Portugal no topo da lista de países europeus cujos trabalhadores sofrem ou correm maior risco de vir a sofrer de burnout. Desligar por completo nas férias torna-se essencial para contrariar esta tendência. 

burnout, também conhecido como síndrome de esgotamento profissional, acontece como resultado de uma resposta prolongada no tempo a fatores que causam stresse no trabalho, motivado pelo desejo de ser bem-sucedido, de atingir determinada posição ou a permanência num trabalho desinteressante por falta de oportunidades. Ficam alguns conselhos para que possa ir de férias descansado.

1. Delegar – Tente ao máximo deixar o trabalho adiantado e aquilo que não for possível delegue em alguém de confiança e que conheça o seu trabalho tão bem que não precise de contactá-lo enquanto estiver ausente.

2. Avisar – É importante alertar colegas, clientes e fornecedores de que irá de férias e quem estará a substituí-lo. Assim, a tentação de o importunarem com trabalho será menor. Se este trabalho não for feito previamente, continuará a ser incomodado nas férias e não conseguirá deixar de dar uma resposta.

3. Desconectar – Deixar de lado os telemóveis (principalmente o do trabalho), portáteis ou tablets para ajudar a descansar a mente.

4. Quebrar a rotina – Aproveitar as férias para fazer coisas diferentes e para deixar horários de lado é essencial para desconectar e reequilibrar.

5. Estabeleça um horário para consultar o email – Em casos excecionais, onde o tipo de função não permita uma desconexão total, reservar 15 minutos por dia (em horário a definir) para consultar o email e dar resposta a coisas urgentes, inadiáveis ou indelegáveis.

6. Out of office um dia antes das férias oficiais – Deixar uma mensagem de aviso no email sobre o período de férias e configurá-lo um dia antes das férias. Assim, aproveita o último dia para colocar todo o trabalho em dia.

7. Tempo individual – Por muito que gostemos daqueles que connosco gozam férias, 24 horas por dia durante vários dias, em total convivência, pode ser desgastante. Por isso, mesmo de férias e estando com pessoas que amamos, retirar algum tempo para estar sozinho ou fazer as nossas coisas, pode ser muito importante.

Catarina Lucas, Psicóloga | Centro Catarina Lucas