A Herdade dos Grous é a mais recente adesão ao programa Lean & Green, o programa europeu, representado nacionalmente pela GS1 Portugal, que procura reduzir a pegada carbónica das cadeias de valor, através da redução das emissões de dióxido de carbono inerentes às operações logísticas e de transportes.

Em Portugal, a iniciativa, que já conta com 23 empresas – e mais de 600 a nível mundial – acolhe, agora, o primeiro participante nacional com intervenção no sector vitivinícola. Com mais de 20 anos de história, a Herdade dos Grous, que opera noutros sectores como o enoturismo, o turismo rural ou a agropecuária, procura agora tornar a sua operação mais sustentável, razão pela qual decidiu aderir ao programa Lean & Green.

“Acreditamos que o projeto Lean & Green nos permitirá validar os nossos cálculos de emissões inerentes a operações logísticas e definir ações de redução das emissões de gases de efeito de estufa, contribuindo, assim, para que atinjamos os objetivos estratégicos definidos pela Herdade dos Grous”, destaca Luís Duarte, diretor da enologia e gerente da herdade.

Luís Duarte acredita ainda que a adesão à iniciativa Lean & Green trará outros benefícios, como “a redução de custos operacionais e logísticos, o aumento da competitividade, o fortalecimento da marca Herdade dos Grous, o aumento da confiança do consumidor no produto final e a aproximação e sensibilização dos parceiros de negócios e ‘stakeholders’ para práticas ambientais responsáveis”.

João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, considera que “a participação da Herdade dos Grous na iniciativa Lean & Green abre caminho para que um sector, como o vitivinícola, se torne mais sustentável, pela respetiva descarbonização das operações logísticas e de transportes, sem impacto na habitual marca de qualidade e diferenciação“.

Ao aderir ao Lean & Green a Herdade dos Grous junta-se assim a empresas como Delta Cafés, Nestlé Portugal, Pingo Doce, Zolve ou Bel Portugal.