A STEF, operador logístico de produtos alimentares com temperatura controlada, anuncia um volume de negócios de 1.062 milhões de euros no segundo trimestre de 2022.

Em comunicado, a multinacional logística salienta que apesar de “um contexto geopolítico e económico ainda marcado por fortes incertezas que se deverão manter até ao final do ano”, o segundo trimestre de 2022 “beneficiou do bom dinamismo do consumo alimentar em abril e maio, bem como da integração de empresas recentemente adquiridas”.

O grupo protagonizou uma dinâmica de crescimento na maior parte das suas áreas geográficas devido ao forte consumo alimentar no início do trimestre, ao impacto do crescimento externo e aos vários desenvolvimentos imobiliários (novas instalações e extensões) que se registaram nos últimos meses.

No comunicado a empresa detalha que a STEF França viveu no segmento dos produtos frescos uma boa dinâmica, apesar de, no final do trimestre, ter ocorrido uma desaceleração nos volumes devido aos efeitos da inflação. As atividades da restauração, por seu turno, regressam às tendências anteriores à crise sanitária e beneficiam do arranque de novos clientes e as de retalho são afetadas por uma queda nos volumes, em particular no comércio eletrónico. Já a atividade dos produtos congelados regista uma queda na taxa de ocupação dos seus armazéns.

No Reino Unido, com um volume de negócios de 53 milhões de euros no 2.º trimestre, as atividades da empresa Langdons, adquirida a 31 de dezembro de 2021, contribuem significativamente para o aumento do volume de negócios a nível internacional; enquanto que em Espanha o grupo registou um forte crescimento dos seus volumes, situação que se mantém com a aproximação da época estival. Nos Países Baixos há a assinalar uma forte dinâmica das atividades internacionais que têm como destino os países europeus.