A Agenda Mobilizadora “Hi-rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóveis” foi um dos 13 primeiros contratos das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foram assinados, no dia 23 de julho, em Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro António Costa.

A indústria automóvel tem assistido a vários desenvolvimentos nos últimos anos que remodelaram o futuro do setor da mobilidade. Os diversos players da cadeia de valor automóvel terão de dar resposta: à recuperação económica da pandemia, à transição energética, à transformação digital e à reestruturação do tecido transformador nacional e europeu.

O objetivo é mobilizar as empresas transformadoras nacionais do setor automóvel para se posicionarem como exemplos de crescimento inteligente e sustentado, inovação e fornecedores de produtos tecnologicamente avançados. Estas empresas e organizações participarão numa série de projetos, com o objetivo de reposicionar as suas capacidades de fabrico em resposta às exigências da indústria/consumidor.

A estratégia de cooperação industrial no consórcio conjuntamente com as instituições não empresariais será fundamental no percurso de especialização necessário e potenciará a alavancagem e a transformação de toda a indústria transformadora nacional.

A Agenda Mobilizadora Hi-rEV tem como fim promover uma transformação estrutural no perfil de especialização da economia portuguesa, em particular do setor automóvel português, por via da criação de novos produtos e serviços inovadores, de maior complexidade tecnológica e de maior valor acrescentado e tem como objetivos promover a transição digital do setor automóvel; promover a transição ecológica; capacitar a indústria para novos produtos, processos e serviços para a mobilidade do futuro e alterar o perfil de especialização da indústria nacional e europeia.

Este projeto é implementado por um consórcio de entidades do setor automóvel português, liderado pela empresa PALBIT, e mobiliza 22 entidades, nomeadamente: 15 empresas, quatro entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e três Associações Empresariais, entre as quais a AFIA.