Nos primeiros seis meses do ano, a fabricante de autoclismos OLI obteve um volume de negócios de 41,3 milhões de euros, um aumento de 15% face ao mesmo período de 2021. Este resultado representa o melhor primeiro semestre de sempre da empresa portuguesa que comemora este ano 68 anos.
A Europa foi a principal responsável pelo crescimento crescido entre janeiro e junho deste ano. Na Europa do Sul (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia), o principal destino das suas exportações, registou um crescimento de 11% e na Europa Central (Bulgária, Croácia, República Checa, Roménia, Albânia, Sérvia e Polónia) aumentou 12% em termos homólogos.
No primeiro semestre, a OLI exportou para 82 países, dos cinco continentes, mais de 75% da produção (autoclismos interiores e exteriores, placas de comando, torneiras de bóia e válvulas de descarga) do complexo industrial de Aveiro, que labora ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.
“De janeiro a junho, a OLI viveu um período fortemente condicionado pela volatilidade de preços e disponibilidade das matérias-primas, o que obrigou a empresa a adaptar-se continuamente aos diferentes condicionalismos sempre imprevisíveis. O impacto da Guerra na Ucrânia provocou o abrandamento das exportações para o leste da Europa, porém a OLI continuou a intensificar a sua estratégia de internacionalização e, ao longo do primeiro semestre, encontrou novas oportunidades em diversas latitudes, como por exemplo o Egipto”, explica António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.
“Ainda na atividade comercial – acrescenta – acompanhámos a consolidação da OLI em projetos de arquitetura e de imobiliário nacionais e internacionais de referência, que reflete a perceção positiva e de valor acrescentado que a marca aufere junto de prescritores, nomeadamente arquitetos”.
Já a nível industrial, António Ricardo Oliveira aponta a ampliação feita no complexo industrial em Aveiro, com o objetivo de “aumentar a capacidade instalada e a eficiência logística e, consequentemente, oferecer uma melhor capacidade de resposta aos clientes”.
A OLI apresenta-se como “a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul”, exportando 76% da produção para 80 países dos cinco continentes.
Com um total de 424 colaboradores em Portugal, a empresa registou, em 2021, um volume de negócios de 70,4 milhões de euros, assegurado por uma produção anual de dois milhões de autoclismos e três milhões de mecanismos.