Imagine um camião que emite apenas vapor de água, que produz a sua própria eletricidade a bordo e que beneficia de uma autonomia que pode atingir os 1000 km, graças a células de combustível alimentadas por hidrogénio. A Volvo Trucks começou a ensaiar veículos que utilizam esta nova tecnologia.

 Para descarbonizar os transportes, a Volvo Trucks disponibiliza já hoje camiões elétricos com baterias e outros movidos a combustíveis renováveis como o biogás. Na segunda metade desta década, será adicionada uma terceira opção, neutra em termos de CO2, ao seu portefólio de produtos: camiões elétricos com células de combustível alimentadas a hidrogénio.

“Temos vindo a desenvolver esta tecnologia há alguns anos e sentimo-nos muito satisfeitos por ver os primeiros camiões a circular com sucesso na pista de ensaios. A combinação da energia elétrica proveniente de baterias ou de células de combustível permitirá aos nossos clientes a eliminação total das emissões de CO 2 dos gases de escape nos seus camiões, sejam quais forem as tarefas de transporte”, afirmou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os camiões elétricos com células de combustível terão uma autonomia operacional comparável à de muitos camiões movidos a diesel (até 1000 km) e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. O peso total pode ser de cerca de 65 toneladas, ou até mais elevado, e as duas células de combustível são capazes de gerar 300 kW de eletricidade a bordo.

Dentro de alguns anos, terão início experiências-piloto com clientes, estando a comercialização prevista para finais desta década.