A Logista continua com a sua política de aquisições e anunciou na sexta-feira, dia 17 de junho, a compra da Transportes El Mosca, uma empresa de transporte rodoviário de alto volume, de Múrcia, que também tem operações marítimas e aéreas. A Logista pagará inicialmente 106 milhões de euros por 60% da empresa, e está empenhada em adquirir os restantes 40% no prazo de três anos. A participação a 100% na empresa está assim avaliada em 176 milhões de euros.

Com esta aquisição o grupo espanhol Logista reforça significativamente a sua posição e as suas receitas no transporte rodoviário de produtos alimentares: El Mosca faturou entre todas as suas empresas um total de 250 milhões de euros e um ebitda de 25 milhões de euros em 2021. Tem uma frota de 1.000 veículos, 1.100 empregados e uma área de armazenagem de 50.000 metros quadrados, com uma dívida financeira líquida de 23 milhões de euros no final do ano passado.

Entre os clientes da Transportes El Mosca incluem-se as principais cadeias de distribuição espanholas e europeias, sendo o Reino Unido, Alemanha, Portugal, França, Holanda e Itália os seus principais mercados de destino.

No transporte marítimo, a empresa chega à China, EUA e Canadá, e a alguns países da América Central, América do Sul, Médio Oriente e Extremo Oriente, sendo que esta compra permite à Logista entrar neste tipo de operação pela primeira vez e ficar entre os maiores operadores espanhóis no transporte de carga completa com temperatura controlada.

“Com a Transportes El Mosca reforçamos a posição da Logista no transporte com temperatura controlada em Espanha, alargando-a internacionalmente e complementando as nossas atuais capacidades em serviços de valor acrescentado para os clientes”, disse Íñigo Meirás, CEO da Logista, ao económico espanhol Cinco Dias.

De realçar que em fevereiro a Logista anunciou a compra de 70% da Speedlink Worldwide Express, um operador de transporte expresso de encomendas na Holanda, por 18,5 milhões de euros e, no início do ano, já tinha manifestado a sua intenção de procurar oportunidades de aquisição de pequenas e médias empresas, “complementares e sinérgicas”.

A concretização do negócio, que está ainda sujeita à autorização de entidades espanholas e europeias, poderá acontecer em setembro ou outubro de 2022.