A APDL e a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinaram ontem, terça-feira, um protocolo para a realização de um estudo prévio para o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo. O documento foi assinado pelo autarca, Luís Nobre, e pelo Presidente do CA da APDL, Nuno Araújo e prevê critérios de estudo para estabelecer o perfil adequado à potenciação do uso do Porto Marítimo de Viana do Castelo, nomeadamente no que respeita à movimentação de carga pelo tecido empresarial da região.

Para o estabelecimento desse perfil, como forma de exponenciar o crescimento da infraestrutura portuária, serão exploradas as potencialidades e novas oportunidades que decorrem do intenso desenvolvimento económico verificado no território, incluindo nas atuais cadeias logísticas e de transporte, criando sinergias conjuntas para o crescimento da região.

Assim, como referiu Nuno Araújo, “este estudo pretende definir o perfil de crescimento do porto de acordo com as expetativas do tecido económico
da região, afirmando cada vez mais a importância estratégica desta infraestrutura portuária para a dinamização do território”, dotando aquele porto
de respostas às necessidades de todos os intervenientes.

A APDL assume a descarbonização, a transição energética e a digitalização do negócio como chaves de todos os investimentos a concretizar, para uma maior sustentabilidade, eficiência e consequente redução da pegada ambiental. Para o Presidente do CA da APDL, “quando o país quer ser autossuficiente a nível energético e aumentar a sua descarbonização, o Porto de Viana do Castelo é aquele que reúne as melhores condições de consolidar um cluster que acolha as empresas ligadas às energias renováveis”.

Para Nuno Araújo, o protocolo é um bom exemplo do relacionamento cooperante entre a Autoridade Portuária e o Município. O Presidente da APDL referiu a este propósito querer “continuar a melhorar a capacidade de resposta, avaliando as opções mais viáveis de o fazer” e assumiu o compromisso de “proporcionar soluções logísticas cada vez mais fiáveis” de acordo com as conclusões que venham a ser encontradas pelo estudo que será levado a cabo.

Foto: Município de Viana do Castelo