Chegou ontem, segunda-feira, ao porto espanhol da Corunha o “Alppila”. A bordo vêm 18 mil toneladas de milho ucraniano, que escaparam ao bloqueio russo.

A chegada do “Alppila” ao porto da galiza marca o primeiro carregamento de cereais a ser enviado através de uma nova rota marítima aberta através do Báltico para contornar o bloqueio dos portos ucranianos do Mar Negro por parte da marinha russa desde o início da guerra.

O milho será armazenado e depois enviado para fábricas que fazem rações para o gado. Antes de chegar à Corunha, na vizinha Espanha, as 18.000 toneladas de milho foram primeiro transportadas por estrada, a partir das fronteiras ucranianas com a Roménia e Polónia, até ao porto polaco de Swinoujscie, onde foram então carregadas a bordo do navio cargueiro, que antes de zarpar para águas galegas fez escala no porto alemão de Brunsbüttel.

“Estes são pequenos volumes de milho que estão a ser levados através das fronteiras da Ucrânia ocidental, em camiões, para a Polónia e Roménia”, explicou Bruno Beade, diretor da Associação Galega de Fabricantes de Alimentos Compostos (AGAFAC) ao jornal espanhol La Vanguardia.

De recordar que desde a invasão russa, a Ucrânia perdeu 25% das suas terras aráveis, principalmente no sul e no leste, segundo apontou Taras Vysotskiy, vice-ministro da Agricultura da Ucrânia.