A Luís Simões publicou o seu Relatório Anual de Sustentabilidade de 2021, dando a conhecer as medidas implementadas nesse ano na área da sustentabilidade, digitalização e tecnologia. 

Para a Luis Simões este “foi e será o caminho da transformação que levará a empresa até ao futuro, capacitando-a para fazer frente aos desafios e oportunidades do setor”. Desse modo, foi desenvolvida uma estratégia empresarial tendo como base a digitalização, a tecnologia e a sustentabilidade, que visa aumentar a qualidade do serviço oferecido aos clientes e proporcionar o desenvolvimento do talento interno, como refere o comunicado de imprensa.

“2021 foi um ano de transformação, durante o qual nos conseguimos superar, criando valor para a sociedade e para os nossos clientes e colaboradores. O setor da logística está a atravessar uma época de grandes desafios à escala ibérica e global, e queremos posicionar-nos na vanguarda para continuarmos a oferecer a melhor qualidade nos nossos serviços e processos,” esclarece o presidente da empresa, José Luís Simões.

Assim, o grupo implementou várias iniciativas de acordo com esta estratégia, sendo o investimento no Centro de Operações Logísticas (COL) de Guadalajara uma delas, pois, agora contém um armazém totalmente automatizado para o alojamento de operações logísticas de clientes multinacionais de grande consumo. Também os restantes armazéns passaram por um sistema de automatização.

Foram ainda instaladas caixas de correio para centralizar as operações externas, itinerários digitais e sistemas de e-CRM, que possibilitaram ampliar a rastreabilidade das mercadorias, facilitar a gestão de processos e melhorar a comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes.

A Luís Simões alarga ainda o número de unidades de circulação para 14, graças aos dois novos mega camiões, que reduzem em até 30% as emissões GEE por tonelada transportada. Além disso, a frota foi renovada através da aquisição de veículos mais eficientes, uma vez que a sua frota tem uma idade média de cerca de 2,5 anos, um número muito inferior à idade média das frotas de pesados de mercadorias em Portugal de 15,1 anos (ACEA).

Todos estes avanços tecnológicos permitiram facilitar o trabalho da equipa, dado que as tarefas se tornaram mais rotineiras, dando-lhes a possibilidade de se dedicarem a atividades de valor acrescentado para o negócio. Este sistema de trabalho permitiu introduzir o modelo híbrido que contribui para o bem-estar dos seus colaboradores e para a conciliação das vidas profissional e familiar. Um programa de formação foi ainda introduzido na empresa destinado a desenvolver as competências e os conhecimentos das equipas quanto à inovação no setor. Em 2021 a empresa dedicou mais de 20.300 horas à formação das suas equipas.

A empresa recebe assim uma renovação da certificação de Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos no armazém de Cabanillas del Campo e a atribuição do Estatuto de Inovadora COTEC, pelas suas iniciativas em inovação, pelo cumprimento das normas de solvência financeira e pelos resultados económicos alcançados. É de destacar ainda que a empresa partilha o seu desempenho de sustentabilidade com os seus clientes através das plataformas Ecovadis e SEDEX.

Mesmo em contexto mundial adverso, o prestador de serviços logísticos conseguiu fazer de 2021 um ano de crescimento, registando um aumento de 7% nos seus resultados económicos em comparação com o exercício anterior.