A Mercadona aderiu à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal, candidata à concessão do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) das embalagens de bebidas não reutilizáveis. Esta associação será criada em Portugal tendo em conta as regras da legislação europeia e as orientações a seguir pelo Governo, atuando como um suporte à sustentabilidade.

O objetivo desta adesão passa pelo desejo de assegurar uma maior eficiência no processo de reciclagem das embalagens, de maneira a aproveitar os recursos e evitar a incineração e/ou aterro de resíduos após consumo. Em consequência, a empresa consegue reunir a indústria e o retalho num sistema de economia circular.

Contudo, segundo a legislação de Portugal, o país estará obrigado a uma taxa de retoma de 77% em 2025, e acima dos 90% a partir de 2029. Do mesmo modo, terá de atingir uma taxa de incorporação de reciclado na produção de garrafas de bebidas de 25% até 2025 e acima de 30% a partir de 2030.

“A adesão da Mercadona à Associação SDRetalhistas, e consequentemente ao consórcio do SDR Portugal é mais um sinal da robustez da solução que apresentamos, uma solução que reúne 70% da indústria de bebidas e 80% do retalho em Portugal numa missão comum que é a de administrar e organizar a recolha, transporte, contagem, triagem e reciclagem”, garante Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, no comunicado de imprensa.

Da mesma maneira, Plácido Albuquerque, diretor de economia circular da Mercadona Portugal, considera “muito importante a adesão da Mercadona à SDRetalhistas e, ao consórcio SDR Portugal, de forma a podermos trabalhar conjuntamente com os restantes embaladores distribuidores e embaladores produtores no desenvolvimento do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, no âmbito da responsabilidade alargada do produtor”.

“Esta união vem reforçar o compromisso dos embaladores em procurar soluções alinhadas com a necessidade de aumentar a taxa de reciclagem e de assegurar a circularidade dos materiais das embalagens de bebidas no cumprimento das metas nacionais”, acrescenta.

Vale a pena lembrar que a SDRetalhistas tem como associados outros retalhistas, como a Auchan, o Intermarché, o Lidl, o Pingo Doce e a Sonae MC. Entre as marcas representadas pela Associação Circular Drinks estão Coca-Cola, Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group e Unilever, também integrantes do SDR Portugal.