O continuum de crises em que o mundo entrou nos últimos dois anos, combinado com a aceleração do comércio conectado e a evolução dos métodos de pedidos e distribuição, atingiu duramente os modelos logísticos tradicionais. A capacidade de reorganizar os fluxos muito rapidamente de acordo com os eventos – sem degradar o serviço e os custos, e respeitando fortes compromissos ambientais – tornou-se uma questão importante para a qual os contratantes devem repensar o método de gestão.

Recuperando o controlo diante da incerteza permanente
Pandemia, convulsões geopolíticas, Brexit, paralisação do tráfego marítimo no Canal de Suez, escassez de componentes, inflação de alimentos e energia… o mundo parece ter entrado numa era em que crises de todos os tipos se sucedem a um ritmo cada vez mais acelerado, e acabam por se juntar uns aos outros para formar um estado permanente de instabilidade e incerteza.

Face a esses desafios, as respostas que as empresas têm implantado nos últimos anos têm sido essencialmente reativas: focando as negociações na obtenção de capacidade das principais transportadoras a preços competitivos; mudar o conjunto da distribuição a favor de modos de transporte mais baratos e portais alternativos; acumular stocks nas principais linhas de produtos e aprovisionamentos mais importantes; implantar o stock o mais próximo possível dos clientes; ou até mesmo adiar massivamente a entrega de pedidos.

Além disso, há vários entraves que dificultam a otimização. Em primeiro lugar, o conflito de interesses existente entre os prestadores de serviços que têm a ambição de apoiar os seus clientes na gestão dos orçamentos de transporte, e que acabam por se encontrar sempre a operar com as mesmas soluções. Em segundo lugar, a coordenação e até mesmo a colaboração entre os vários departamentos impactados (finanças, compras, logística, marketing, etc.) continuam a ser uma dificuldade muito presente. Finalmente, os sistemas de informação são muitas vezes projetados para uma tipologia de fluxos e intervenientes. Quando é necessário alterar as configurações rapidamente ou integrar novos recursos, isso geralmente torna-se complexo.

Hoje, é necessária uma abordagem mais estratégica e avançada da gestão de transporte para recriar valor, impulsionar a excelência operacional e permitir uma verdadeira resiliência a longo prazo. Com a permanente volatilidade do mercado, é necessário passar de um modo de gestão reativo e, portanto, para uma abordagem mais global, conciliando rentabilidade e agilidade da cadeia de abastecimento. Isso inclui o foco na visibilidade da remessa em tempo real, flexibilidade para mudar rapidamente em caso de exceções e pontos de bloqueio, e implementação de análises que monitorizam continuamente as redes de transporte para antecipar possíveis interrupções e avaliar o desempenho.

Essa abordagem mais estratégica exige que as empresas observem de perto o redesenho do seu modelo operacional de transporte, dependendo de como a organização percebe a sua função de frete internamente: como um facilitador, como um diferenciador importante, ou como um elemento essencial de vantagem competitiva e crescimento futuro.

Nascimento de um novo mercado
Para responder a esta nova situação, surge um novo tipo de prestador de serviços. Colocam-se ao serviço dos contratantes, a montante dos atuais stakeholders, e assumem a totalidade ou parte das funções de organização de transportes dos fabricantes e/ou prestadores logísticos. O objetivo desse posicionamento é alcançar uma gestão global, independente, necessariamente dominando os dados e as equipas dedicadas à expertise em transporte.

O “Supply Chain Management” passou por muito mais do que mudanças nos últimos anos e podemos falar da rutura de certos métodos de gestão. A transversalidade e a noção de gestão mudaram consideravelmente o mundo da logística. Já não se trata simplesmente de uma gestão ao melhor custo, artigo a artigo, mas de uma visibilidade mais global que permita a qualquer momento atuar nas alavancas de otimização. A revolução digital está no centro dessa evolução, possibilitando agregar os dados e transformá-los em informações exploráveis em tempo real, levando em consideração todos os parâmetros da cadeia de abastecimento.

Isso resulta na chegada de novos operadores, que não são executantes diretos de uma ou mais posições logísticas, mas coordenadores e responsáveis por toda ou parte da função transporte-logística. Verdadeiros “motoristas independentes”, estes prestadores de serviços são especializados em “Freight Spend Management”. Já bem estabelecido no mundo anglo-saxónico, este modo de gestão está agora a desenvolver-se na Europa e noutros continentes.

Por exemplo, soluções de “torre de controlo” ou mesmo “Transport Business Intelligence” não são mais reservadas para experiências isoladas de grupos à frente da fase logística, mas podem ser oferecidas em larga escala por esses prestadores de serviços que não têm nem camiões, nem barcos, nem aviões, nem comboios ou armazéns, e ainda assim têm todos, gerando já milhares de milhões de euros em fluxos.

Essa forte nova tendência de terceirização traz novas possibilidades e fornece respostas concretas aos desafios do mercado. O seu posicionamento independente em relação aos prestadores de serviços tradicionais libera um potencial muito significativo em termos de otimização, capacidade de resposta, compras, controlo apurado, pooling e gestão de crises.

Jean-Marie Mascarenhas | Presidente | Grupo Interlog

Nota: Este artigo foi primeiramente publicado na Forbes France e foi-nos permitida a sua tradução e publicação.