O grupo marítimo francês CMA CGM anunciou hoje, sexta-feira, ter adquirido quase 100% da Gefco, líder europeu em logística automóvel, anteriormente co-proprietária dos caminhos-de-ferro russos (RZD) e do fabricante de automóveis Stellantis.

A Gefco tinha anunciado na semana passada que iria comprar de volta os 75% das suas ações detidas pela RZD, na sequência do conflito armado na Ucrânia e após a empresa estatal ter-se tornado alvo de sanções económicas ocidentais. Entretanto, a Stellantis confirmou, numa declaração separada, ter vendido a sua restante participação de 25% na Gefco à CMA CGM. O grupo francês PSA, que no ano passado fundiu-se com a Fiat Chrysler para formar a Stellantis, era proprietário a 100% da Gefco até 2012, quando vendeu uma participação de 75% à RZD por 800 milhões de euros (869 milhões de dólares).

“A venda deste ativo não estratégico marca a última etapa do nosso plano de saída, iniciado há uma década, da indústria de transporte e logística”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis, na referida declaração.

Os meios de comunicação social franceses relatavam na semana passada que, após a saída do RZD, o negócio seria provavelmente adquirido pela CMA CGM, que tem investido fortemente em logística não marítima nos últimos anos, juntamente com o transporte de contentores, a sua actividade principal.

Com o acordo de aquisição da GEFCO, o Grupo CMA CGM avança com o seu plano de desenvolver e fornecer soluções de transporte e logística de ponta a ponta, a fim de apoiar as cadeias de abastecimento dos seus clientes.

O Grupo anunciou recentemente a conclusão da aquisição da Ingram Micro’s Commerce & Lifecycle Services (CLS) e do Colis Privé. Estes negócios aceleraram o desenvolvimento da CEVA Logistics no comércio eletrónico e em segmentos de mercado chave, tais como tecnologia, retalho e moda.

Sobre a aquisição por parte da CMA CGM, Luc Nadal, CEO da GEFCO, comentou: “Com mais de 70 anos de experiência em logística industrial, a GEFCO orgulha-se de aderir ao Grupo CMA CGM, líder mundial indiscutível em navegação marítima e logística. O projeto liderado pela CMA CGM permitirá à GEFCO continuar a nossa atividade num ambiente estável, apoiará a transformação que iniciámos e reforçará o nosso desenvolvimento nos anos vindouros. Esta ligação entre duas empresas francesas trará muitas oportunidades em termos de inovação e crescimento sustentável, particularmente a nível internacional, em benefício dos nossos clientes. Estou orgulhoso do trabalho realizado por todas as equipas GEFCO em todo o mundo em nome dos nossos clientes, e estou confiante no futuro com a CMA CGM e CEVA Logistics”.