A nova temporada de Fórmula 1 teve início a 20 de março no Bahrein. O calendário recorde de 2022 da Fórmula 1® estende-se por 6 continentes e inclui várias corridas em fins de semana consecutivos – os chamados double ou triple headers – e a estreia do Grande Prémio de Miami. 2022 também marca uma nova era na Fórmula 1, com carros totalmente novos, projetados para corridas mais próximas, aliada a uma maior segurança e sustentabilidade. Os novos carros serão movidos a combustível E10, uma mistura de 90% de combustível fóssil e 10% de etanol, aproximando a Fórmula 1 da sua meta de utilizar um motor híbrido 100% sustentável, até 2025.
A DHL, mais uma vez, estará por detrás do enorme esforço logístico da Fórmula 1, transportando até 1.400 toneladas de cargas altamente valiosas para cada corrida, incluindo os carros de corrida, pneus, peças adicionais, combustível, equipamento de radiofusão e materiais de marketing e hospitalidade. Focada em ajudar a Fórmula 1 a atingir a sua meta de uma pegada de carbono net-zero, até 2030, a DHL está a equipar toda a sua frota de camiões dedicados à F1 com um GPS para monitorizar o consumo de combustível, selecionar as rotas mais eficientes e reduzir as emissões de CO2. Outras medidas incluem o uso de aviões Boeing 777 da DHL de baixo consumo de combustível, que reduzem as emissões de carbono em 18% em comparação com as aeronaves tradicionais, e o aproveitamento de soluções de transporte multimodais, incluindo o transporte terrestre e marítimo.
Há quase 40 anos que a DHL tem a responsabilidade de gerir a logística deste desporto automóvel, que ao longo dos anos tem vindo a crescer em termos de datas e locais por temporada. Arjan Sissing, Head of Global Brand Marketing do Deutsche Post DHL Group explica que “hoje, o nosso foco está em ajudar a Fórmula 1 a reduzir sua pegada de carbono e o impacto ambiental global. Como líderes do setor em logística verde, estamos excecionalmente qualificados para cumprir esta promessa e estamos verdadeiramente orgulhosos por apoiar a F1, uma vez que continuam a estabelecer novos padrões em tecnologia automóvel e em sustentabilidade. Não só criaram o sistema híbrido mais eficiente alguma vez construído, como estão agora a intensificar os seus esforços para desenvolver um combustível 100% sustentável a partir de bio resíduos renováveis – um combustível que poderia ser utilizado por automóveis e camiões em todo o mundo”.
Mais uma vez, em 2022, a DHL vai aproveitar a sua parceria de alta visibilidade com a F1 para promover, também, marcas e artistas mais pequenos que trabalham de forma criativa para soluções sustentáveis. No dia 9 de março, véspera da Fórmula 1 Aramco Pre-Season Testing no Bahrein, a DHL anunciou a sua colaboração com a BEEN London, uma marca galardoada que fabrica acessórios de moda inteiramente a partir de materiais reciclados. Descrita pela British Vogue como uma das empresas de moda mais inovadoras do mundo, a BEEN London está a trabalhar com a DHL para criar uma coleção de edição limitada, “DHL x BEEN London”. The Circuit Collection” de artigos de mercadorias sustentáveis feitos a partir de banners reciclados da DHL, que adornam as famosas pistas de Fórmula 1 em todo o mundo.
“À medida que a F1 concentra, cada vez mais, o seu poder inovador nas tecnologias de transporte sustentável, o impacto potencial no esforço global de sustentabilidade é enorme. Mas também queremos chamar a atenção para os ‘menores’ impactos positivos que estão a ser feitos por novos pensadores e empresários como BEEN London”, diz Sissing.
Cada peça BEEN London é feita inteiramente à mão num dos últimos ateliês de couro do leste de Londres, embalada por londrinos com dificuldades de aprendizagem e tem, em média, uma pegada de carbono 10 vezes inferior quando comparada a marcas do mesmo setor.
Como Parceiro Oficial de Logística da Fórmula 1 desde 2004, e o Parceiro Global mais antigo da Fórmula 1, a DHL conta com uma equipa de 35 profissionais de logística desportiva automóvel dedicados exclusivamente a movimentar a Fórmula 1, ao redor do mundo, da forma mais eficiente possível. “É uma verdadeira parceria construída na rapidez, precisão e – cada vez mais – na sustentabilidade”, diz Sissing.