A Ford tem em curso um ambicioso programa de eletrificação e, como suporte ao mesmo, a fabricante automóvel já anunciou a construção de uma gigafactory nos arredores de Ankara, na Turquia.
Até ao final de 2026 a Ford espera vender mais de 600 mil veículos elétricos na Europa. Mas a ambição da fabricante automóvel não se fica por aí: até 2030, as vendas de veículos ligeiros de passageiros serão exclusivamente elétricos e em 2035 a companhia quer alcançar a neutralidade carbónica ao nível do produto, do fabrico, da cadeia de abastecimento e da logística.
O ambicioso plano de eletrificação da Ford será apoiado por uma gigafactory, nos arredores de Ankara, na Turquia, que será uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa. O projeto resultará de uma joint-venture entre a Ford, a SK On Co e a Koç Holding, tendo já sido assinado um memorando de entendimento entre as partes.
A joint-venture irá produzir células de Níquel NMC para montagem nos módulos de matriz das baterias e a produção deverá arrancar o mais tardar a meio da presente década, com uma capacidade anual que rondará entre os 30 e os 45 GWh.
O investimento que os três parceiros estão a planear para a joint-venture de baterias vai beneficiar diretamente os grandes e pequenos operadores de veículos comerciais em toda a Europa, reduzindo os custos de energia e de operação, ao mesmo tempo que gera um contributo positivo com a redução de emissões gasosas.