As vacinas serão armazenadas nas modernas instalações da UPS na Holanda, para serem distribuídas pelos 27 países da União Europeia.
A UPS Healthcare está a trabalhar com a empresa global de biotecnologia Novavax, para distribuir a recém-aprovada vacina para a COVID-19 desta marca, nos 27 países da União Europeia. A vacina Novavax não requer armazenamento ultrafrio (abaixo de -20°C) e pode ser armazenada e transportada com segurança a temperaturas entre 2°-8°C, o que constitui uma vantagem em zonas que não possuem tecnologia de ultrafrio.
A UPS Healthcare irá armazenar as vacinas para distribuição nas suas instalações de última geração em Roermond, nos Países Baixos. Este centro de distribuição pode lidar com uma infinidade de produtos biofarmacêuticos, possuindo equipamento para preservar produtos biológicos como a vacina Novavax, além de ser capaz de gerar temperaturas abaixo de -20°C, necessárias para outras vacinas COVID-19 e diversos produtos biológicos. Estrategicamente localizada, a instalação fica perto do hub aéreo europeu da UPS no aeroporto de Colónia-Bona e permite o acesso direto aos principais portos marítimos, tais como Roterdão, Antuérpia e Amesterdão, reduzindo os tempos de trânsito e facultando a entrega no dia seguinte em 80% do espaço da UE.
“A nova vacina Novavax tem um enorme potencial para dar uma contribuição substancial à saúde pública em todo o mundo”, afirmou Wes Wheeler, presidente da UPS Healthcare. “A extensa infraestrutura que a UPS Healthcare implementou na União Europeia, para lidar com produtos sensíveis à temperatura, permite disponibilizar rapidamente, a centenas de milhões de pessoas, esta vacina que pode salvar vidas, assim como outros produtos de saúde necessários.”
“A parceria com a UPS Healthcare permite-nos otimizar o fornecimento de vacinas onde quer que elas sejam necessárias”, referiu John Trizzino, CCO and Chief Business Office, Novavax. “Uma vez que esta vacina não exige uma infraestrutura de ultrafrio, ela pode ser fundamental para países que não possuem capacidade para receber produtos ultrafrios ou quando não seja possível transportar um medicamento ultrafrio para locais remotos.”
A rede europeia da UPS Healthcare tem estado no centro dos esforços de distribuição de vacinas a nível global, entregando mais de mil milhões de doses em mais de 110 países, com 99,9% de rigor em termos de prazo de entrega. Este marco foi alcançado através da implementação de uma ‘rede dentro da rede’, mapeando mais de 500 novas rotas comerciais globais e adicionando novas rotas aéreas e terrestres, de modo a fornecer infraestrutura e flexibilidade para o transporte de vacinas sensíveis em termos de prazo e temperatura.
As remessas de vacinas são monitorizadas 24/7 através de três Centros de Comando UPS Healthcare, dedicados a garantir a entrega dentro do prazo, com planos de contingência e soluções para mitigar os riscos de condições climatéricas extremas e outros obstáculos.
Em 2021, a UPS Healthcare implementou mais de 36.000 m2 de capacidade de armazenamento em cadeia de frio e congelação em todo o mundo, inclusive nas instalações recém atualizadas na Polónia, República Checa, Países Baixos, Alemanha e Itália. Estas instalações somam-se ao milhão de m2 de armazenamento dedicados à saúde já existentes em 134 instalações da UPS, estrategicamente localizadas em 30 países.