A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que produz o Azeite de Moura, atingiu o maior volume de sempre na colheita de azeitona desde a sua fundação, em 1954.

A campanha de azeitona arrancou em outubro de 2021 e terminou esta semana, ultrapassando as 62 mil toneladas. O valor mais alto até agora registado foi de 45 mil toneladas em 2019/2020. Na campanha passada (2020/2021) a colheita de azeitona cifrou-se nas 30 mil toneladas.

Cerca de 93% do azeite produzido foi qualificado como Virgem Extra na análise laboratorial, classificação é atribuída ao azeite de qualidade superior, com uma acidez igual ou inferior a 0,8%, segundo informa a cooperativa em comunicado.

“Foi uma longa campanha e superou as nossas estimativas iniciais, que apontavam para uma produção de 50 mil toneladas de azeitona. O balanço final resultou em 62 mil toneladas de azeitona colhidas pelos nossos sócios olivicultores e entregues no nosso lagar. Estimamos, assim, uma produção acima de 10 mil toneladas de azeite”, afirma José Duarte, presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que é a maior cooperativa de produção de azeite em Portugal.

Com 1300 sócios olivicultores e 50 trabalhadores, a cooperativa produz Azeite de Moura destinado quer ao mercado nacional, quer internacional.