O recente estudo da Universidade de Aveiro, “Gestão sustentável na indústria de plásticos: um estudo de investigação em Portugal”, envolveu 100 empresas do setor plástico, maioritariamente PME, e procurou medir os impactos de uma gestão sustentável da cadeia de abastecimento (GSCA) e de uma gestão ambientalmente responsável das compras (GARC) no desempenho da indústria dos plásticos em Portugal.

O estudo foi realizado através de um questionário online, dirigido à indústria portuguesa dos plásticos, e foi desenvolvido por António Moreira, docente na Universidade de Aveiro, Cláudia Ribau, doutorada em Marketing e Estratégia pela Universidade de Aveiro e docente no ISCA-UA, e Carolina Rodrigues, mestre pela Universidade de Aveiro. Os investigadores identificaram os maiores desafios atuais do setor plástico, tendo como foco a utilização racional dos recursos e o seu reaproveitamento, tanto pelo lado da indústria como do cliente final.

Um dos desafios logo identificados é ao nível das práticas sustentáveis, visto tratar-se de um material poluente. A forma como o plástico é direcionado após a utilização, quotidiana ou industrial, e os lugares onde o seu depósito tem vindo a ser efetuado prejudicam o planeta, mais do que o material por si só, e isso dificulta a capacidade de adaptação destas indústrias ao nível da pegada ambiental exigida.

Uma das soluções encontradas, e que tem vindo a ser estudada e explorada, é a economia circular. Através da reciclagem as empresas conseguem criar um “ciclo fechado” para continuar a reutilizar as mesmas embalagens e materiais de plástico.

As práticas de GSCA mostraram ter tido uma influência positiva no desempenho ambiental e económico destas empresas, tendo os resultados já sido refletidos. Por outro lado, embora vários estudos defendam a importância das práticas de GARC para o desempenho das empresas, no setor dos plásticos não influenciam o desempenho ambiental, económico, de inovação e exportação das empresas, o que apontam como sendo um possível resultado da necessidade de um conhecimento mais técnico, com grande influência especialmente nas PME, visto terem sido as empresas que mais responderam ao questionário.

Poderá aceder à publicação mais detalhada publicada pela revista interPLAST.