A Casa Branca anunciou novas medidas para fortalecer as cadeias de abastecimento dos EUA contra fatores climáticos ou tensões geopolíticas, avança a Reuters.

Há um ano, o presidente Joe Biden, assinou um decreto para reforçar a produção doméstica de semicondutores, baterias para veículos elétricos, minerais de terras raras e produtos farmacêuticos, e as autoridades do governo americano afirmam que o país tem feito progressos. Ainda assim, consideram que é necessário trabalhar mais para enfrentar os desafios que persistem nas cadeias de abastecimento.

Sete agências do governo deverão publicar relatórios com os planos delineados para aplicar nas fraquezas das cadeias de abastecimento mais importantes do país, nomeadamente nos setores do transporte, saúde, defesa e alimentar.

Algumas das iniciativas contemplam o aumento do financiamento para a produção nacional de semicondutores, biotecnologia e produtos biomédicos, energia renovável e armazenamento de energia; expansão do acesso a capital para pequenos produtores através de novos programas e dos já existentes no departamento do Tesouro e na Administração de Pequenas Empresas, incluindo 10 mil milhões de dólares em fundos do Plano de Resgate Americano; e abertura de um programa de 450 milhões de dólares do Departamento de Transportes para pagar melhorias nos portos dos EUA, e financiamento para outros projetos de infraestruturas de transporte sob a lei bipartidária e de infraestrutura.