No passado dia 17 de fevereiro, a GS1 Portugal organizou o seu evento “Descarbonização, Sustentabilidade e Agenda da Indústria”, onde decorreu a segunda edição da entrega de prémios Lean & Green, representada pela associação em Portugal, bem como uma mesa redonda com os vencedores.

Os prémios Lean & Green premeiam as iniciativas de sustentabilidade e redução carbónica para a atmosfera, e já contam com mais de 20 empresas participantes na iniciativa. Estes são divididos entre uma e cinco estrelas, sendo a primeira atribuída a quem apresente uma redução de 20% de CO2 face à avaliação inicial, a segunda a 30% e a terceira a 35%. As estrelas quatro e cinco ainda não têm valores definidos por ainda não terem sido atingidas.

Neste evento foram atribuídos quatro prémios:
Pantoja – Prémio plano de ação para reduzir emissões;
First Rule – Prémio 1 estrela;
Nespresso – Prémio 1 estrela;
Pingo Doce – Prémio 3 estrelas;

Foi a primeira vez que a GS1 Portugal atribuiu um prémio de três estrelas, tendo o Pingo Doce um grande destaque para esta edição, ao conseguir reduzir em mais de 40% as suas emissões.

José Luís Teixeira, Diretor de Logística e Supply Chain do Pingo Doce, comenta que “esta distinção representa o reconhecimento de que o Pingo Doce está, e vai continuar, no caminho certo. O projeto de descarbonização da Logística do Pingo Doce, cujas primeiras medidas foram implementadas há mais de dez anos, surgiu, de resto, da vontade de contribuir para o combate ao fenómeno das Alterações Climáticas, tornando assim os seus negócios mais sustentáveis. Este, é um compromisso assumido pelo Pingo Doce em prol da proteção do planeta, assegurando as necessidades das gerações futuras”.

Por parte da Nespresso, Sofia Tavares, Customer Care & Services Manager da empresa, comenta também em comunicado que “A Nespresso está fortemente comprometida com o desafio de combater as alterações climáticas e quer contribuir, de forma ativa, para o esforço mundial de reduzir as emissões com impacto ambiental. Esta primeira estrela ‘Lean & Green’ vem reconhecer o ADN sustentável da empresa e demonstrar que estamos no caminho certo para alcançar as zero emissões na nossa cadeia de valor. Para dar seguimento a este plano contínuo, temos já um conjunto de metas estabelecidas para este ano, que passam pela implementação de projetos inovadores como entregas nas boutiques em viaturas elétricas, entregas verdes nas áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto e entregas em bicicleta, com emissões nulas de CO2, na área da Grande Lisboa”.

Marianne Timmons, Presidente Global da GS1 para Community Engagement, comenta que “a indústria enfrenta um novo conjunto de desafios relacionados com a circularidade. Desafios esses que vão necessitar de um alinhamento local, uma linguagem comum e uma forte liderança. Como aconteceu antes, vamos novamente provar que os standards da GS1 estão prontos para responder às grandes necessidades globais”.

Nota: Saiba mais sobre os prémios, o debate e os testemunhos das empresas participantes em breve na nossa revista #30.