O Grupo Bolloré anunciou que recebeu uma oferta por parte do Grupo MSC para aquisição de 100% da Bolloré Africa Logistics, ou seja, todas as actividades de transporte e logística em África, que é historicamente a grande força do grupo logístico francês.
O gigante mundial do transporte e logística MSC quer comprar todos os activos de transporte e logística da Bolloré em África, com base no valor da empresa, líquido de interesses minoritários, de 5,7 mil milhões de euros.
De realçar que o grupo está presente em África há muitos anos, onde tem realizado uma boa parte dos seus investimentos. A Bolloré Africa Logistics é líder em transporte e logística no continente africano, onde possui uma rede com 250 subsidiárias e cerca de 21.000 funcionários em 49 países, incluindo 47 em África.
Vejamos alguns números e informação adicional sobre a actividade da Bolloré no continente africano.
No transporte marítimo, está presente em 42 portos e opera as concessões de 16 terminais de contentores (Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo, Togo, Guiné-Conakry…), 7 terminais ro-ro, 2 terminais madeireiros e um terminal fluvial.
Em termos de trânsitos e logística, a Bolloré Africa Logistics encarrega-se de todos os trâmites administrativos e aduaneiros a montante e a jusante do transporte, tanto de importação como de exportação, e garante a entrega das mercadorias no seu destino final. O seu seu know-how em gestão de corredores e os seus planos de logística adaptados ao país possibilitam a importação e exportação para as áreas e regiões mais isoladas.
No que diz respeito à ferrovia, opera três concessões ferroviária: Sitarail, Camrail e Benirail. Essencial para o desenvolvimento dos países que atravessa, a ferrovia é uma ferramenta de transporte competitiva que permite a exportação de produtos agrícolas (algodão, gergelim, caju e madeira), o abastecimento das economias nacionais (hidrocarbonetos, fertilizantes, materiais de construção, bens de consumo), além de facilitar o fluxo de mercadorias e pessoas entre os países fronteiriços. A pandemia tem demonstrado o papel fundamental da ferrovia como solução logística para organizar a continuidade do abastecimento em África, principalmente de bens essenciais.
Sobre esta intenção da MSC, em comunicado, a Bolloré diz que “concedeu exclusividade ao Grupo MSC até 31 de Março de 2022 para que este último possa, após auditoria e negociações contratuais, entregar, se for o caso, uma promessa de compra” explicando também que a Bolloré “dará a conhecer, quando chegar a hora, os resultados dessas negociações exclusivas”.