O Porto de Lisboa assinalou a escala do “Le Commandant Charcot”, o primeiro navio de exploração polar híbrido, com zero emissões para a atmosfera.

Este navio dispõe de dois laboratórios e equipamentos de investigação científica, permitindo que os profissionais possam dispor de uma importante e única plataforma, para realização de trabalhos de investigação em locais de difícil acesso, como são os Polos, cujas descobertas são um valioso contributo para a preservação do meio ambiente.

O “Le Commandant Charcot” tem disponíveis três modos de propulsão: eléctrica, a GNL ou a diesel. Foi o primeiro navio francês a chegar ao Pólo Norte, tendo sido construído para navegar nas regiões polares, utilizando para isso a energia mais limpa que existe actualmente. Esta característica permite a escolha do modo de propulsão de acordo com o meio onde se encontra, e a utilização do modo eléctrico em porto representa emissões zero para a atmosfera.

Além destas características, o navio produz água potável para consumo a bordo, através de processos de dessalinização, reutiliza fontes de energia para aquecimento do convés e outras áreas do navio quando se encontra em regiões com climas extremos, e tem uma forte vertente pedagógica, oferecendo diversas palestras aos passageiros, por cientistas, hist9oriadores, naturalistas, sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do Planeta.

É o mais recente navio da frota Ponant, entregue em Julho de 2021, foi construído nos estaleiros VARD em Alesund, na Noruega, e em Tulcea, na Roménia e baptizado em homenagem ao cientista polar francês Jean-Baptiste Charcot.