A Zolve – Logística e Transporte, S.A. chegou a acordo com a família García Villalobos que, após mais de 40 anos de sucesso na liderança do projecto Logifrio, resolveu alienar a sua participação na empresa. Paralelamente, Alberto Sancho e Rosa Martínez, director-geral e directora de rede do grupo Logifrio, respectivamente, adquirem uma participação na Zolve, que se tornará a empresa-mãe de todo o grupo para Espanha e Portugal. Além de manterem os cargos actuais, os dois executivos passam a integrar o Conselho de Administração da Zolve.
A operação de Management Buyout (MBO) de Alberto Sancho e Rosa Martínez segue-se a outra operação semelhante realizada por Vitor Figueiredo e Manuel Rodríguez, em 2020, quando o capital da Zolve, empresa onde já trabalhavam, foi adquirido à multinacional Greenyard. Juntos, além de accionistas, os quatro executivos serão responsáveis por toda a gestão executiva do grupo. Ambas as operações foram apoiadas pelo fundo de investimento Vallis Capital Partners.
“Ambas as empresas manterão as equipas e estrutura de gestão actuais, focando ainda mais o negócio no seu maior ponto de diferenciação: uma gestão muito próxima dos clientes e do mercado em geral. Esta nova estrutura proporciona uma visão e estratégia ibérica ao negócio de logística e distribuição de produtos alimentares em temperatura controlada, e estabelece uma referência ainda mais sólida no sector em soluções globais especializadas baseadas na melhoria da experiência do cliente.”, salienta Vítor Figueiredo, Chief Executive Officer da Zolve, citado no comunicado de imprensa enviado às redacções.
A abordagem ao mercado continuará a basear-se na promoção da melhoria contínua dos processos, no compromisso total com a sustentabilidade e na aplicação das melhores praticas na gestão da cadeia de abastecimento como vectores geradores de valor para os clientes.
O plano estratégico de desenvolvimento futuro do novo grupo tem uma forte ambição de crescimento, quer do ponto de vista orgânico, quer através de outras possíveis aquisições com vista a robustecer a posição no mercado ibérico. Estão também previstos investimentos significativos na incorporação de novas tecnologias com o objectivo de fortalecer ainda mais a adaptação do negócio aos novos desafios do mercado.
“A Logifrio é uma empresa com mais de 40 anos dedicados ao sector da Logística e Transportes de produtos alimentares em temperatura controlada em Espanha, com quem a Zolve já colaborava há mais de 11 anos e, tal como a Zolve, a Logifrio é uma empresa com uma cultura de excelência e elevado foco no cliente. Juntar duas empresas fortes e robustas, que partilham de uma mesma visão, num único grupo, é algo que nos redobra o entusiasmo na estratégia ambiciosa de sermos uma empresa ímpar no cenário da logística e transporte ibérico.”, lê-se no comunicado conjunto dos dois operadores logísticos.
Com esta aquisição, o prestador de serviços logísticos passa a ter uma dimensão e coberturas verdadeiramente ibéricas: 500 colaboradores, 9 plataformas próprias e 31 delegações em Portugal e Espanha que lhe garantem a cobertura do território.