Após o governo de Donald Trump ter decretado um bloqueio comercial e altas taxas em determinados artigos provenientes ou dirigidos a empresas chinesas, devido a um desentendimento dos líderes que levou a uma guerra comercial, o novo governo de Joe Biden retira agora a China da “lista negra” e autoriza novamente a venda de chips à Huawei, uma das empresas mais afectadas durante esta guerra.
A notícia foi avançada pela Reuters e a fonte revela que nesta negociação estão envolvidas algumas centenas de milhões de dólares em chips para negócio de componentes automóveis da Huawei, que tem vindo a crescer, como vídeos ou sensores.
Por parte dos EUA, nomeadamente ao nível do Departamento do Comércio, nada foi confirmado, sendo apenas referido que o governo continua a “restringir o acesso da Huawei a mercadorias, software, ou tecnologia para actividades que possam prejudicar os interesses da segurança nacional e da política externa dos EUA”.
Recorde-se ainda que devido ao bloqueio entre a Google e a Huawei, a empresa chinesa foi forçada a desenvolver um sistema operativo próprio para os seus novos modelos de telemóvel, e que levou a uma grande quebra nas vendas da tecnológica.