A Epic Partners irá negociar acordos contratuais para serviços internacionais complementares e actividades de marketing com fabricantes de marcas internacionais, com o foco em produtos processados embalados. Christian Verschueren, director-geral do EuroCommerce, refere que as alianças no retalho são os “melhores aliados” dos consumidores, oferecendo-lhes bons preços e mais opções. Legumes, frutas e alimentos não processados não fazem parte dessas actividades, e esta nova aliança não terá negócios com fornecedores de PME’s ou agricultores.

“Este novo desenvolvimento demonstra o importante papel que as alianças no retalho desempenham no apoio à concorrência e no fornecimento de melhores preços e mais opções aos consumidores. As eficiências e sinergias em sourcing no mercado único da UE podem ajudar a equilibrar o poder de mercado significativo dos fornecedores de marcas multinacionais que operam em todo o mundo”, defende o responsável.

Para Christian Verschueren, os grandes fabricantes estão novamente a pressionar por aumentos de preços “exagerados”, por vezes até colectivamente. “As alianças são os melhores aliados dos consumidores num momento em que muitas famílias ainda estão a sentir o impacto da pandemia de COVID-19. Essas alianças ajudam a lidar com o impacto da fragmentação activa dos fabricantes no mercado único, que está a custar aos consumidores pelo menos 14 mil milhões de euros por ano”, acrescenta.