Cada vez mais as empresas têm apostado em fornecedores que partilhem o mesmo objectivo de sustentabilidade e neutralidade carbónica que eles. No entanto, medidas diferentes são tomadas para essa promoção. Exemplos disso são as medidas adoptadas por algumas empresas como a Porsche ou a Schneider, que de forma a melhorar a sua performance ecológica também estão a actuar a montante na cadeia de abastecimentos.
Recentemente a Porsche anunciou que não iria trabalhar mais com os fornecedores que não produzissem através do uso de energias renováveis, terminando mesmo os contratos existentes. A ambição é que a Porsche atinja a Neutralidade Carbónica até 2030, e esta é uma das medidas que está disposta a tomar de modo a chegar a esse objectivo.
A empresa pediu aos seus cerca de 1.300 fornecedores que apenas utilizassem energia renovável, já a partir deste mês, e de acordo com a empresa, esta medida aplica-se a todas as empresas que tenham um contrato de fornecimento de componentes para veículos novos da marca de Estugarda e quem não estiver disposto a mudar para energia verde não será “considerado para contratos com a Porsche a longo prazo”.
Uwe-Karsten Städter, membro do Conselho Executivo de Compras da Porsche AG, que ainda se encontra em funções até Agosto, avança que “os nossos fornecedores de células de baterias já têm de usar energia verde desde 2020. Agora estamos a dar um próximo passo importante: decidimos que os nossos fornecedores também têm de usar apenas energia renovável para produzir os nossos componentes, para ajudar a reduzir ainda mais as emissões de CO2”.
“Usando apenas fontes de energia renováveis, os nossos fornecedores estão a seguir o nosso exemplo e os nossos esforços para alcançar a neutralidade de CO2. Queremos ter conversas ainda mais intensivas com os nossos parceiros de forma a impulsionar melhorias na nossa sustentabilidade. Só trabalhando juntos poderemos combater as mudanças climáticas em curso”, comenta ainda o responsável.
Por outro lado, a Schneider Electric, por exemplo, procura reduzir estas emissões ajudando os fornecedores a reduzir as suas emissões de CO2 em 50% até 2025, tendo como objectivo o “Zero Carbon Project”.
A empresa estabeleceu uma parceria com os seus mil principais fornecedores – que representavam 70% das suas emissões de carbono – e pretende disponibilizar ferramentas e recursos aos participantes para os ajudar a estabelecer e atingir as suas próprias metas de redução de carbono.
Numa primeira fase, os fornecedores serão incentivados a medir as suas emissões de CO2 utilizando as ferramentas digitais da empresa, sendo estes dados utilizados para se definirem metas e estratégias para a redução de emissões. A empresa pretende atingir o objectivo de descarbonização através da eficiência energética e das energias renováveis, e para tal, “os desafios impostos pelas alterações climáticas têm de ser enfrentados em conjunto”, comenta Olivier Blum, Chief Strategy and Sustainability Officer da Schneider Electric.
A empresa também avançou em comunicado que já desenvolveram iniciativas semelhantes em diversos clientes internacionais, como são os casos da Walmart, da GSK e da Sustainable Appareal Coalition.