A IMI Material Handling Logistics, o maior fornecedor de recursos humanos e técnicos para a instalação de sistemas de automação e robótica para a cadeia de abastecimento e logística dos E.U.A e Canadá, anunciou a sua chega à Europa, com a abertura da IMI Europe (IMI EU) em Portugal.

Esta expansão deveu-se ao crescimento da procura de recursos humanos técnicos, resultante dos investimentos em tecnologia e automação para responder ao e-commerce, e como tal, a IMI iniciou a expansão para além da América do Norte.

Em comunicado, a empresa conta que quem ficará responsável será Rui Teixeira, managing director da IMI Europe, e avança que o profissional conta com uma vasta experiência na implementação de grandes projectos de cadeias de distribuição em todo o mundo.

Rudi Asseer, presidente e CEO da IMI, destaca que “Rui Teixeira tem mais de 20 anos de experiência na indústria de construção e em projectos para a logística de empresas líder do segmento, como a Amazon, tendo instalado centros de logísticos em toda a UE, Brasil e América do Norte. A sua experiência internacional e o seu profundo conhecimento do mercado e das legislações da UE, juntamente com as parcerias já estabelecidas, assegurarão que a IMI entra no mercado da UE sem restrições. O nosso objectivo é sermos o parceiro tecnológico de referência para todos os OEM’s (Fabricantes de Equipamento Original) da cadeia de distribuição, utilizadores finais e developers, prestando um serviço de qualidade aos nossos clientes”.

O plano de expansão da empresa consiste em aumentar a proposta de valor da IMI, “fornecendo uma plataforma completamente agnóstica e inovadora que tem conduzido a um crescimento significativo”, pode ainda ler-se no comunicado. A proposta da IMI UE abrange serviços ao nível da instalação e manutenção dos sistemas de armazenagem, distribuição e todos os tipos de automação para os seus parceiros, desde apoio pré e pós-venda aos OEM, gestão e execução de projectos de instalação, gestão de projectos para o cliente final e serviços de manutenção permanente e assistência técnica, aumentando o seu portefólio de serviços para além dos de instalação, e chegando tanto aos fabricantes originais de equipamento como aos utilizadores finais.

A fundadora da IMI, Diana Cuttell, conta que desde a génese da empresa que ambicionava a expansão para o mundo, e que “não podia estar mais feliz com este anúncio. Estou muito entusiasmada com o progresso da nossa organização até ao momento; a expansão europeia é algo em que temos trabalhado arduamente, e aguardo com expectativa as novas oportunidades que se avizinham”.