A Daimler Truck AG, que integra a marca FUSO, pretende, que até 2022, todas as suas fábricas europeias sejam neutras em dióxido de carbono, de acordo com o Observador.
Em linha com este objectivo, o complexo da Fuso no Tramagal anunciou que irá cumprir essa meta para o ano através da redução de consumo de energia, fornecimento de energia verde e prodição local de energia através de painéis solares.
Só este ano, a empresa estima reduzir em 50% as emissões carbónicas face a 2020, abrindo caminho para alcançar a neutralidade em 2022. Para isso, toda a frota da logística interna e armazém está a ser convertida para veículos eléctricos enquanto a fábrica está a apostar na electricidade verde e no aumento da produção de energia solar no local para auto-consumo. Segundo a unidade industrial do Tramagal, está a estudar-se a hipótese de produzir “hidrogénio verde com recurso a painéis solares para substituir progressivamente o consumo de gás natural”.
Jorge Rosa, director da fábrica, afirma que “a mobilidade neutra em CO₂ só pode ser alcançada se a produção de veículos for também verde. No Tramagal, o nosso compromisso começa logo na forma como são produzidos. Uma produção neutra em carbono deixa uma pegada menor e queremos ser pioneiros no processo de descarbonização, tanto no produto quanto na produção”, acrescentando que “o nosso futuro é eléctrico, neutro em carbono e com base em energias renováveis”.