Com um investimento de 900 mil euros, o programa ‘Invest in Alentejo’, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), terá a duração de 24 meses e irá promover a região alentejana a nível internacional através dos sectores da aeronáutica, portos e logística, turismo e agroindústria.

Em comunicado, a ADRAL explica que este programa, co-financiado por fundos comunitários, visa aumentar o reconhecimento internacional dos sectores estratégicos do Alentejo, promover internacionalmente o potencial regional através das suas infra-estruturas e fortalecer os sectores económicos existentes no estrangeiro.

Esta acção visa ainda promover os “sectores-chave” da região associados aos domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), bem como incrementar processos de internacionalização das empresas e aumentar o reconhecimento internacional dos produtos e serviços, entre outras áreas.

Neste sentido, o projecto tem como grande objectivo promover os principais equipamentos e recursos associados ao Alentejo, tais como o Porto de Sines, Alqueva, Aeroporto de Beja, Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), entre outros.

Segundo a ADRAL estão previstas várias acções de promoção, entre as quais ‘roadshows’, reuniões B2B, missões externas e inversas, participação em feiras e certames internacionais, atracção de start-ups e empreendedores internacionais para o Alentejo. “Estas e outras acções contribuirão para o aumento global da visibilidade e atractividade desta zona do país, na óptica da captação do investimento e de acolhimento de novos investidores e residentes”, refere.