Juan Roig, CEO da Mercadona, citado pelo Dinheiro Vivo, anunciou a intenção de abrirem uma loja em Lisboa já no próximo ano, assim como construir um bloco logístico que ficará localizado em Almeirim.

“Vamos abrir em Lisboa em 2022. Temos já fechado o bloco logístico para abrir em Lisboa. Vai ser a 60 quilómetros de Lisboa, no distrito de Santarém, em Almeirim. E aguardamos as autorizações para começar a construção. Se tivermos as autorizações amanhã, amanhã começaríamos a abrir os supermercados”, adiantou o CEO da Mercadona.

Segundo revelou, em projecto está um centro de 420 mil metros quadrados, state of the art e totalmente automatizado. O propósito é criar já as infra-estruturas logísticas capazes de servir a cadeia de supermercados quando a Mercadona atingir o seu objectivo para Portugal: 150 lojas.

De referir que a Mercadona apresentou uma facturação de 186 milhões de euros em Portugal no exercício de 2020, comparativamente com os 32 milhões de euros de 2019. Contudo, aquando destes últimos resultados, a empresa apenas tinha abertas dez lojas  e não tinha completado ainda um ano de operação em Portugal, indica a retalhista em comunicado.

A apresentação dos resultados da insígnia de retalho alimentar, realizada na terça-feira, dia 20, e reservada apenas a alguns meios de comunicação social, indica que a companhia de distribuição espanhola investiu 113 milhões de euros, em 2020, em Portugal.

Actualmente com 20 lojas em Portugal, a Mercadona realizou 369 milhões de euros em compras. Contando com o centro logístico e o centro de coinovação, tem actualmente 1700 colaboradores, tendo gerado 800 empregos em 2020.

Em Espanha, onde tem 1621 lojas e é líder de mercado, a insígnia facturou 26.745 milhões de euros, tendo realizado um investimento de 1,387 milhões de euros. A Mercadona detém 15,5% de quota de mercado em superfície total de venda em Espanha. Tendo criado 4.200 empregos, a companhia de retalho realizou 21.138 milhões de euros em compras.
A empresa terminou o ano com um resultado após impostos de 727 milhões de euros. Antes de impostos, o resultado foi de 923 milhões de euros e com uma faturação total de 26.932 milhões de euros. O resultado da exploração foi de 919 milhões de euros.