O Grupo os Mosqueteiros, detentor das insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, continua a consolidar a sua estratégia de desenvolvimento sustentável. Depois das lojas, são as plataformas logísticas de Alcanena, Paços de Ferreira e Cantanhede que recebem um investimento de 2 milhões de euros para a instalação de duas unidades de produção de energia fotovoltaica, a par da reconversão dos sistemas de iluminação para soluções inteligentes, que permitem uma maior racionalização do consumo. O investimento surge na sequência de uma forte aposta no reforço da eficiência energética e na sustentabilidade das suas operações logísticas.
As plataformas de Alcanena e Paços de Ferreira serão equipadas, cada uma delas, com uma unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo com uma capacidade instalada de 1MW. A base de Alcanena já tem a instalação concluída e em plena produção, já o entreposto de Paços de Ferreira irá terminar este processo ainda no primeiro semestre deste ano. A adopção destas soluções traduz-se na transferência de cerca de 20% do consumo destes sites para energia proveniente de fonte 100% renovável.
Martinho Lopes, administrador responsável pela Logística do Grupo os Mosqueteiros explica: “Estamos a trabalhar no sentido de executar aquele que é o nosso compromisso com as pessoas e com o planeta. Pretendemos desenvolver o nosso negócio de forma sustentável e duradoura. Chegou assim o momento de reforçar o investimento na retaguarda, dando sequência ao esforço de reconversão que tem sido levado a cabo nas nossas 330 lojas, através do investimento individual de cada um dos empresários independentes que compõe o Grupo.” Acrescentando ainda: “Depois da modernização e reconversão de equipamentos que tem sida feito nos últimos anos no sentido de aumentarmos a nossa eficiência energética, damos também passos na adopção de soluções para autoconsumo, porque o nosso perfil de consumo recomenda que continuemos a alargar o leque de soluções de produção de energia 100% renovável. A descarbonização não é sequer uma opção, mas sim um desígnio. Conscientes da nossa responsabilidade social, iremos continuar a trilhar este caminho, um caminho assente numa estratégia desenvolvida segundo quatro eixos: manter o investimento na reconversão de equipamentos, sempre com os olhos postos na eficiência energética; investir em fontes de produção de energia eléctrica, 100% renovável, para autoconsumo; massificar e diversificar os meios de acondicionamento e transporte de mercadorias reutilizáveis, reduzindo a produção de resíduos associada à nossa actividade e, por fim, a reconversão da tipologia de meios usados no transporte de mercadorias, que é possivelmente o processo de transferência energética mais importante que temos nas nossas operações logísticas”.
Estas medidas integram-se num processo de consolidação da estratégia de descarbonização das operações do Grupo de distribuição, que em 2020 já registou uma redução de 8% do impacto ambiental do consumo eléctrico por unidade de encomenda preparada.
Em paralelo, os sistemas de iluminação que já tinham vindo a ser convertidos para tecnologia LED, foram dotados de sistemas de gestão autónoma com recurso a IoT, que permitem o ajuste inteligente da iluminação em função da actividade e da luminosidade natural, numa solução muito adaptada ao carácter dinâmico das operações e que foi implementada em todos os sites.