Está a surgir uma nova cargo-bike no Cartaxo para acompanhar a tendência ecológica e de logística de última milha urbana: a E-VM (nome temporário). Trata-se de uma bicicleta com uma potência de 2,5kW e configuração de duas ou de três rodas que permite transportar até 150 kg de mercadorias ou pessoas.

O projecto surgiu da oportunidade que Luís Rato e Luís Costa Branco viram em colmatar uma necessidade do mercado, servindo sobretudo para as empresas de logística, para a distribuição em áreas urbanas, mas estando igualmente disponível para os consumidores em geral. As primeiras E-VM estarão disponíveis para o mercado ainda este semestre e apesar de ainda não ter preço estipulado, os líderes do projecto procuram que este seja ligeiramente abaixo dos praticados nos Países Baixos e países nórdicos.

Numa primeira fase, o projecto passará pela transformação de bicicletas, e Luís Costa Branco conta ao Dinheiro Vivo que “vamos comprar bicicletas normais e depois acrescentar as baterias e a caixa de carga. Falta ainda perceber que tipo de chassis vamos desenvolver para se ajustar aos diferentes tipos de utilizações”. Neste sentido contam ainda com dezenas de parceiros, desde as baterias ao desenho das próprias bicicletas, ou mesmo produção da caixa de transporte.

De acordo com os responsáveis, encontra-se ainda a ser desenvolvida uma aplicação móvel para agregar vários veículos não-poluentes na área da micro-logística, associados, sobretudo, às entregas.

O desafio agora, de acordo com Luís Costa Branco, é convencer as empresas de logística a evoluir para este modelo e comprar os veículos: “temos um caminho a fazer junto das empresas de logística e do retalho, para perceberem que há processos de entrega que podem ser melhorados e mais amigos do ambiente, indo ao encontro das metas de redução das emissões. É uma mudança comportamental”.

Os dois fundadores começaram a desenvolver a bicicleta há dez meses e já investiram um total de 200 mil euros na ideia, começando a desenvolver o projecto na fábrica da Verso Move.