O Brexit está concluído e a fase de transição fará parte do passado dentro de alguns dias. Independentemente dos acordos entre a União Europeia e a Grã-Bretanha, 1 de Janeiro de 2021 marcará um corte profundo no movimento de mercadorias de e para a Grã-Bretanha. Uma das empresas que já está há vários anos a preparar-se e aos seus clientes para este novo paradigma é a Dachser, que, de acordo com Steffen Wiese, Head of Sales, European Logistics, North Central Europe da empresa, “está preparada para todas as eventualidades.”

O desalfandegamento no pós-Brexit tornará o transporte muito mais complicado, caro e demorado, mas a Dachser está pronta para que o transporte de mercadorias entre a União Europeia e o Reino Unido seja feito da forma mais eficiente possível. Steffen Wiese acrescenta que, uma vez que a Dachser já se preparou para dar resposta a todos os processos, “a responsabilidade está, agora, do lado dos remetentes”, que poderão, no site da Dachser, encontrar uma lista de todos os elementos de que devem estar cientes. No entanto, o responsável da multinacional de logística afirma que “os contactos locais da Dachser estão sempre prontos para esclarecer quaisquer dúvidas”.

O prestador de serviços logísticos prepara este momento há alguns anos, tendo formado uma equipa interna de projectos, composta por especialistas de todas as áreas da empresa. O trabalho desta equipa é estudar todos os aspectos relacionados com o Brexit – desde o despacho aduaneiro até às TI, passando pela monitorização de volumes de carga, rotas de tráfego e gestão de equipas e comunicações. “Para nos prepararmos para todas as eventualidades, fizemos um grande investimento na criação de soluções de software para garantir que os processos alfandegários sejam realizados com eficiência”, refere Steffen Wiese.

Além de adicionar recursos à infra-estrutura de TI, a empresa reforçou as equipas das filiais da Dachser no Reino Unido e na Irlanda, nomeadamente com profissionais preparados para tratar de questões alfandegárias. Além disso, a multinacional terá uma equipa interna especializada na gestão dos diferentes sistemas, com o objectivo de conter custos adicionais e, em conjunto com as diferentes filiais, manter a sinergia operacional. Destaque-se, ainda, que a Dachser possui o estatuto de Authorised Economic Operator (AEO) no Reino Unido e em vários países da União Europeia, procurando assegurar que as mercadorias são libertadas da alfândega o mais rapidamente possível.