A Decathlon Portugal tem um novo objectivo: encontrar formas de substituir materiais usados nos seus produtos de borracha reciclada, ou derivados, que sirva o mesmo propósito de utilidade e que cumpra com a regulamentação, no que diz respeito ao grau de toxicologia.

Esta é uma parceria celebrada no âmbito do programa de inovação colaborativa, o NextLap, criado pela Valorpneu juntamente com a Genan, uma recicladora dinamarquesa. Este programa visa um trabalho em conjunto com start-ups a nível global no desenvolvimento de projectos-piloto que deem novo uso a materiais derivados de pneus, em fim de vida.

Através de um comunicado, a Decathlon afirma estar “empenhada em desenvolver acções no processo de produção que respeitem o meio ambiente e preservem o planeta”. Acrescenta ainda que com a participação no projecto Nextlap têm a expectativa de trabalhar com o ecossistema tecnológico, de forma a encontrar novos conceitos e criar sinergias que promovam a co-criação para contribuir para a transformação da sua produção, de maneira sustentável.

As restantes empresas envolvidas também procuram soluções que tornem os seus processos mais eficientes ou inovar a sua oferta no mercado.

Através de uma metodologia desenhada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i, o programa NextLap irá unir estas empresas com empreendedores de todo o mundo que tenham interesse em aumentar a sua rede global, e desenvolver projectos em conjunto com líderes de mercado que venham a melhorar a sustentabilidade do sector de pneus e derivados, aumentando a circularidade das matérias-primas em larga escala.

O aumento do número de veículos na última década teve como consequência o crescimento significativo do número de pneus em fim de vida em todo o mundo, sendo que uma das maiores preocupações para o meio ambiente, bem como para a saúde pública e mundial, o descarte de pneus usados.