As grandes marcas de bens de consumo repensaram o material utilizado para criar as suas embalagens. Com o olhar na sustentabilidade, muitas são aquelas que estão a trocar o plástico por alumínio reutilizável ou papel reciclável. O objectivo destas medidas é, claro, poluir menos, travar a produção de resíduos e reciclar mais.
Após ter estabelecido o compromisso em ser neutra em carbono até 2030, a Procter & Gamble anunciou o lançamento das suas primeiras embalagens de champô compostas 100% por alumínio e reutilizáveis, acompanhadas por uma recarga reciclável produzida com 60% menos plástico em comparação com uma embalagem de champô normal.
Com esta aposta, a empresa espera que, a partir de 2021, 200 milhões de lares europeus possam alterar a forma como compram, usam e reciclam as embalagens de produtos para o cabelo.
Os ambientalistas aprovaram esta ideia, “há muito que acredito que o acto de reenchimento é muito importante para o futuro das embalagens sustentáveis e a inovação anunciada pelas marcas H&S, Pantene, Herbal Essences e Aussie é um passo positivo na direcção certa”, refere Tom Szaky, Fundador e CEO da TerraCycle.
A nível mundial, a Procter & Gamble irá ainda reduzir as emissões de gases com efeito estufa em 50% e comprar 100% de electricidade produzida a partir de fontes renováveis para todas as suas fábricas, além de aplicar medidas de compensação de emissões das suas operações, tornando-se neutra em carbono ao longo da próxima década.
Por sua vez, algumas marcas pertencentes à Unilever também deram os primeiros passos em direcção às embalagens sustentáveis através da intensificação de plástico reciclado, bem como de sistemas de recarga e reutilização. Até 2025, a empresa pretende reduzir para metade o uso de plástico virgem, diminuindo a utilização de embalagens de plástico em mais de 100.000 toneladas.
As embalagens de gelados Carte d’Or são um dos exemplos agora feitos à base de papel reciclável que irão economizar cerca de 4.500 toneladas de plástico. Por sua vez, a Magnum irá lançar 7 milhões de embalagens feitas com plástico reciclado próprio para alimentos.
Na área dos produtos de beleza e limpeza da casa, a Dove mudou agora para garrafas de plástico 100% recicladas nos mercados da Europa e América do Norte, e a OMO (Persil) está a relançar o seu detergente líquido com alterações nas embalagens e na formulação de forma a reduzir o impacto ambiental do produto. A nova garrafa é 100% reciclável.
Nos sistemas de recarga e reutilização, a Unilever inovou nos produtos de limpeza da casa concentrados, como a OMO e Cif, agora implementados na Europa. No Reino Unido, o Cif Ecorefills já economizou 171 toneladas de plástico e levou centenas de milhares de clientes a reutilizar embalagens de spray em vez de comprar novos.
“A cultura descartável e os modelos de negócio descartáveis continuam a dominar as nossas vidas e a prejudicar o nosso planeta. Apesar das condições desafiadoras, não devemos virar as costas à poluição por plástico. É crucial que nós – e o resto da indústria – mantenhamos o curso, reduzamos a quantidade de plástico que usamos e façamos uma transição rápida para uma economia circular”, afirmou Alan Jope, CEO da Unilever, citado em comunicado.
A preocupação com o meio ambiente é real e devemos implementar ações imediatamente. Já possuímos embalagens recicláveis e reutilizáveis, de alguma forma contribuímos.