A Associação da Economia Digital (ACEPI), anunciou as principais conclusões da edição de 2020 do seu estudo ‘Economia e Sociedade Digital em Portugal’, no Portugal Digital Summit’20.

Um dos resultados do estudo, que é desenvolvido em parceria com a IDC desde 2009, sobre a utilização da internet pelos consumidores, revela que a população portuguesa é cada vez mais digital. Ao longo dos últimos anos, a utilização da internet tem vindo a aumentar e, em 2019, atingiu ¾ dos portugueses. Considerando o efeito da pandemia COVID-19, espera-se que este ano ainda chegue a 81% da população.

Quando falamos em internet e pandemia, há um conceito que não escapa: e-commerce. O estudo avança que mais de metade dos utilizadores da internet (51%) já fez compras online durante o ano passado, e estima-se que este valor aumente para 57% este ano. Por sua vez, a intensidade de realizar compras online aumentou com 73% dos compradores, em média mais do que três a cinco vezes por mês.

As lojas portuguesas tiveram mais procura do que os websites estrangeiros devido ao facto de terem aderido ao formato online. Esta experiência é determinante para as lojas online portuguesas, de forma a captarem mais consumidores, a nível nacional ou internacional. As lojas demonstraram uma grande evolução nas áreas de eficácia das modalidades de pagamento, conteúdo e transparência da informação, métodos de entrega e carrinho de compras flexível e intuitivo.

Este estudo estima que o valor do comércio electrónico B2C tenha ultrapassado os 6 mil milhões de euros em 2019. Já em 2020 espera-se que o valor ronde os 8 mil milhões de euros.

A utilização da internet pelas empresas também aumentou, uma vez que, no estudo anterior, apenas 40% das empresas registavam presença online e, agora, já são 60%. Este crescimento deve-se, sobretudo, ao aumento da presença das micro e pequenas empresas na internet, face ao ano anterior.

Quando se trata de comércio electrónico, a taxa de empresas de grande dimensão que vende online situa-se nos 52%, aproximadamente e, quando questionadas sobre a perspectiva de evolução do comércio electrónico, cerca de metade refere que prevê um crescimento.

As empresas que utilizam o comércio electrónico para exportar online os seus produtos e serviços, indicaram que os países que possuem um maior peso no volume do comércio electrónico são Espanha e França, seguidos do Reino Unido e PALOP.

O estudo estima que o valor do comércio electrónico B2B/B2G ultrapasse os 103 mil milhões de euros em 2020.